Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / CORONAVÍRUS

Imprimir Notícia

Auxílio emergencial deve ser pago em todos os bancos

Irresponsabilidade de Bolsonaro coloca em risco a saúde da população e a dos bancários da Caixa.

07/05/2020 às 08:59
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O SEEB-MA cobra providências urgentes do Governo Bolsonaro e do Banco Central para que toda a rede bancária, pública e privada, passe a realizar o pagamento do auxílio emergencial para os trabalhadores afetados pela pandemia do coronavírus.
Para o presidente do SEEB-MA, Eloy Natan, é uma irresponsabilidade do governo centralizar o atendimento aos beneficiários da renda básica apenas nas agências da Caixa.

“Mais uma vez, Bolsonaro coloca a população e a categoria em risco com mais uma medida impensada, que tem gerado aglomerações e filas nas portas do banco, contribuindo, assim, com a propagação ainda maior do vírus em todo o país. É preciso lembrar que o momento é de solidariedade. Logo, os demais bancos deveriam estar auxiliando nesse pagamento” - afirmou.

Na oportunidade, Eloy mostrou, ainda, muita preocupação com os bancários da Caixa. “Além de insultos e ameaças de agressões físicas na hora de organizar as filas, os poucos funcionários que permanecem nas agências estão totalmente sobrecarregados, pois é inviável atender à grande demanda de beneficiários, ainda mais porque muitos colegas estão, acertadamente, em regime de home office" - informou.

"Além disso, estima-se que quase 70 milhões de brasileiros têm direito ao auxílio, sendo impossível que apenas os bancários da Caixa assumam esse atendimento sozinhos, colocando em risco a sua saúde e a sua integridade física. Não é por menos que muitos colegas estão infectados com a Covid-19 no Estado” – criticou.

Felizmente, porém, depois de muita cobrança do SEEB-MA, o Poder Público começou a atuar na organização das filas dos bancos em todo o Maranhão, por meio da Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. No entanto, o número de militares destacados para as agências ainda é insuficiente.

“Por isso, exigimos que a Caixa contrate uma empresa com pessoal especializado para organizar as filas, forneça tendas e cadeiras para os clientes, invista em publicidade sobre o auxílio emergencial e, sobretudo, convoque os aprovados no último concurso do banco, a fim de desafogar o atendimento nas agências e prestar um serviço seguro e de qualidade à população” – cobrou.

Para o SEEB-MA, não basta que a Caixa forneça EPIs para seus funcionários, é necessário valorizar e reconhecer o empenho desses profissionais. “Por isso, ajuizamos uma ação coletiva cobrando de todos os bancos o pagamento de adicional de insalubridade aos bancários que estão, diariamente, na linha de frente para atender a população mesmo em meio a essa crise sanitária sem precedentes – finalizou Eloy Natan.

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!