Sindicato repudia a forma indevida e sensacionalista de como a bancária foi exposta.
Clique na foto para ampliá-la
O Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) manifesta solidariedade a uma empregada da Caixa Econômica Federal em São Luís, exposta de forma indevida e sensacionalista pelo perfil @saoluisnoticia_, em postagem no Instagram nesta quinta-feira (11/09).
A publicação divulgou uma acusação unilateral, com uso da imagem, nome e cargo da trabalhadora, sem apuração dos fatos nem direito de resposta - violando princípios do jornalismo responsável e configurando possível infração civil e criminal por exposição vexatória e incitação ao linchamento virtual.
Segundo apuração do SEEB-MA, a conduta da trabalhadora em relação a um cliente foi correta e ocorreu conforme as normas da Caixa. Ainda assim, a atuação dela foi distorcida e atacada publicamente, gerando replicações e comentários agressivos - o que caracteriza disseminação de fake news com potencial lesivo à sua honra.
O Sindicato repudia a conduta irresponsável do perfil @saoluisnoticia_ e exige retratação pública imediata. Trabalhadores da Caixa, como qualquer cidadão, têm direito ao exercício de suas funções com segurança, respeito e respaldo legal.
O SEEB-MA seguirá acompanhando o caso, prestará apoio jurídico e institucional à bancária e tomará as medidas cabíveis para evitar que situações como essa se repitam, a fim de proteger a honra, a saúde e a dignidade da categoria no Maranhão.
Nota de solidariedade à bancária da Caixa vítima de fake news em São Luís
SEEB-MA convoca bancários do BASA para reunião híbrida sobre o PDI; Participe!
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!