O objetivo é resguardar os direitos previdenciários dos bancários que foram acometidos por doença.
Clique na foto para ampliá-la
A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um documento emitido para reconhecer tanto um acidente de trabalho ou de trajeto bem como uma doença ocupacional.
O objetivo da CAT é resguardar os direitos previdenciários dos associados que foram acometidos por alguma doença, garantindo benefícios futuros. Em casos de COVID-19 vale ressaltar que o documento só será emitido para os casos confirmados e não para os suspeitos de contaminação pelo coronavírus.
Desse modo, para a emissão da CAT são necessários os seguintes documentos: cópia do atestado e cópia do relatório médico, exames, testes, RG, CTPS, PIS, CNPJ da agência, comprovante de residência, valor salarial bruto, função exercida no banco e data do último dia trabalhado.
Para facilitar, o INSS permite o Registro da CAT de forma online, desde que preenchidos todos os campos obrigatórios. O sistema também permite gerar o formulário da CAT em branco para, em último caso, ser preenchido de forma manual.
Bancário (a), não deixe de comunicar o acidente ou doença. O Sindicato enfatiza a total confidencialidade das informações enviadas.
Dúvidas? Ligue: (98) 3311-3512 ou (99) 99160-5168 (WhatsApp - Diretora Lívia).
****Matéria incicialmente postada em 28/05/2021
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!