Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / CORONAVÍRUS

Imprimir Notícia

BNB coloca em risco a vida de bancários e da população

SEEB-MA cobra das autoridades públicas o fechamento imediato da agência do BNB, em Balsas.

25/05/2020 às 08:49
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O SEEB-MA cobra do Banco do Nordeste e das autoridades públicas o fechamento imediato da agência do BNB, em Balsas, a fim de impedir a propagação do coronavírus no Maranhão.

Conforme denúncias apuradas pelo SEEB-MA, mesmo após a confirmação de bancários contaminados pela Covid-19 na unidade, a agência continua aberta e prestando serviços normalmente ao público.

Vale ressaltar que outros funcionários e terceirizados do banco tiveram contato direto e contínuo com os afastados. Porém, eles não foram submetidos a testes e permaneceram trabalhando, podendo ter contaminado uma infinidade de clientes e usuários da agência.

Diante disso, o SEEB-MA – por meio da Diretoria Regional de Balsas – enviou ofício ao BNB, exigindo que o banco cumpra a sua obrigação legal de informar os casos suspeitos e confirmados de Covid-19 à Vigilância Sanitária, o que não fez por ganância, priorizando o lucro em vez de vidas.

Em tempo, o Sindicato repudiou essa atitude do Banco do Nordeste, que – apesar das cobranças – insiste em manter a agência em funcionamento.

“Por todo o exposto, solicitamos providências do BNB e das autoridades competentes, de modo a suspender o atendimento presencial na agência; afastar os bancários que tiveram contato com os colegas doentes, a fim de cumprir as medidas de isolamento social por 14 dias; promover a desinfecção da unidade, bem como a higienização de objetos, trincos, dependências sanitárias, dentre outras; além da testar todos os funcionários e terceirizados, visando resguardar a saúde e a vida não somente deles, mas de toda a população de Balsas e região” – reivindicou o diretor regional, Igor Maciel.

Vale lembrar que em resposta ao ofício do SEEB-MA, a Superintendência do BNB se limitou a dizer que cumpriu os protocolos da instituição, os quais – para o Sindicato – foram insuficientes e criminosos.

“Ao não desenvolver um plano de contenção e/ou prevenção de infecções adequado, conforme as recomendações das autoridades de saúde, o Banco do Nordeste expôs seus funcionários, terceirizados, bem como milhares de maranhenses aos riscos dessa pandemia letal, enquadrando-se, inclusive, no crime previsto no art. 268 do Código Penal por propagação de doença contagiosa” – criticou Igor.

Caso o BNB Balsas não seja fechado pelas autoridades competentes com urgência, o SEEB-MA já estuda outras medidas cabíveis, como denunciar a situação ao Ministério Público, dando ampla publicidade a esse atentado a saúde pública por meio da imprensa.

“Todos precisam saber que o BNB está brincando com a vida das pessoas em nome de sua lucratividade. Um absurdo” – finalizou o diretor. 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!