Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / CORONAVÍRUS

Imprimir Notícia

Carta às Superintendências: ajudem a salvar vidas

Sindicato cobra que aprovados no concurso da CEF, realizado em 2014, sejam convocados no Maranhão.

18/05/2020 às 11:39
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O Sindicato dos Bancários (SEEB-MA) vem, por meio desta, solicitar às Superintendentes Regionais da Caixa Econômica Federal, em São Luís e em Imperatriz, que atuem no sentido de convencer a Direção do Banco a convocar, com urgência, os aprovados no concurso público da CEF, realizado em 2014, para o polo do Maranhão.

Vale ressaltar que a Caixa já anunciou a convocação de mais 296 aprovados no referido certame, para as regiões Norte e Nordeste, com o objetivo de aliviar a sobrecarga de trabalho dos funcionários, os quais não têm condições de atender à grande demanda de pessoas que precisam receber o auxílio emergencial, cuja primeira parcela foi liberada pelo Governo Federal, instaurando um verdadeiro caos nas unidades do banco, contribuindo, assim, com a propagação da Covid-19 em todo o país.

Até o momento, as Superintendências não se manifestaram em apoio aos bancários maranhenses, que têm sofrido com o adoecimento, com o cansaço físico e mental, com jornadas extenuantes e, ainda, com insultos e agressões injustas de clientes e usuários dos serviços bancários.

Enquanto isso, a Direção do Banco já convocou 34 aprovados no Amapá e 18 no Ceará. Por sua vez, no Maranhão, onde o número de mortes e de casos confirmados da Covid-19 não param de crescer, apenas 13 aprovados foram chamados, número completamente insuficiente.

Para o SEEB-MA, é imprescindível que Vossas Senhorias cobrem a contratação de mais bancários para o Maranhão, diante das filas, da superlotação, da sobrecarga de trabalho, das ameaças, das agressões e da desordem que se instalaram nas agências da Capital e do interior do Estado, fato público e notório comprovado, inclusive, pela imprensa nacional.

Se as Superintendências não demonstrarem à Direção da Caixa a real necessidade das unidades locais, bem como a necessidade urgente de contratação de mais bancários, essas 231 vagas restantes serão distribuídas para outros Estados, alguns, inclusive, com situações menos caóticas que a do Maranhão.

Nesse sentido, o SEEB-MA, em conjunto com os aprovados no concurso de 2014, solicitam que Vossas Senhorias intercedam e solicitem a convocação de uma quantidade razoável de concursados para o Estado, a fim de desafogar as agências da Grande São Luís e do interior.

Ora, se a Caixa convocou um número de pessoas considerável para o Ceará, é plenamente viável que o mesmo ocorra no Maranhão, desde que as Superintendências Regionais, com o total apoio do SEEB-MA, demonstrem a grave crise local por qual passa o banco e seus empregados, com agências superlotadas, filas quilométricas, autuações e multas constantes pelo Procon devido às aglomerações, alto índice de infecções por Covid-19, dentre outras mazelas que assolam a Caixa e seu funcionalismo, no Maranhão.

Em tempo, é preciso lembrar que essa situação será agravada em breve, assim que a segunda etapa de pagamentos do auxílio emergencial for liberada.

Por isso, o SEEB-MA solicita o apoio dessas Superintendências, de modo que as convocações não sejam centralizadas em outros Estados e, sobretudo, para que as vidas dos bancários maranhenses também possam ser poupadas. Superintendentes, fica aqui o nosso apelo. Façam a diferença e lutem conosco para garantir mais vagas para todas as cidades do Maranhão.

Todos contam com vocês: ajudem a salvar vidas. 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!