Conselho aprovou resolução denunciando a postura antissindical do Banco do Nordeste.
Clique na foto para ampliá-la
O Conselho de Delegados(as) Sindicais do SEEB-MA aprovou resolução denunciando a postura antissindical do Banco do Nordeste, que tem impedido a assinatura do Acordo de Autorregulação Sindical por parte do SEEB-MA e do SEEB-RN - acordo já firmado nacionalmente pela Contraf-CUT e outros sindicatos.
Segundo o Conselho, trata-se de uma retaliação política contra sindicatos combativos, expressa na exclusão de cláusulas essenciais, como a liberação de dirigentes e delegados sindicais, prática consolidada em outros bancos. O BNB é hoje o único que não garante sequer uma liberação sindical permanente no Maranhão.
A denúncia ocorre mesmo com o banco apresentando lucro recorde de R$ 4,3 bilhões em 2024 e mais de R$ 100 bilhões em carteira de crédito. Ao negar direitos básicos de representação, o BNB desrespeita os(as) bancários(as) do Estado, uma das bases que sustenta seus resultados.
A resolução também lembra que o SEEB-MA conta com 10 delegados e 6 coordenadores eleitos, com legitimidade direta da categoria. A postura do banco, portanto, afronta a democracia sindical e já foi repudiada por outras entidades, como a Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste (AFBNB).
O Conselho de Delegados(as) Sindicais exige a assinatura imediata do acordo, com a garantia de acesso a vaga de liberação por parte do SEEB-MA e conclama os(as) bancários(as) a seguirem mobilizados. Afinal, o SEEB-MA não se curva diante de retaliações. A luta é por respeito, direitos, organização e autonomia sindical. Avante!
Confira a resolução na íntegra
Nota de solidariedade à bancária da Caixa vítima de fake news em São Luís
SEEB-MA convoca bancários do BASA para reunião híbrida sobre o PDI; Participe!
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!