SEEB-MA e o SEEB-AC defendiam a greve, mas outras bases preferiram aprovar o acordo do BASA.
Clique na foto para ampliá-la
Em Assembleia Geral realizada na terça-feira (08/09), pela plataforma Zoom, os bancários do BASA, no Maranhão, aprovaram – muito contrariados – a proposta de acordo coletivo apresentada pelo Banco da Amazônia.
Desde o início do mês, o SEEB-MA e o SEEB-AC defendiam a deflagração de uma greve, a fim de cobrar uma proposta digna do banco, mas outras bases preferiram aprovar o acordo rebaixado, que retira direitos e enfraquece a luta em defesa dos trabalhadores do Banco do Amazônia.
Para os bancários maranhenses e do Acre, a proposta do BASA era absurda e deveria ter sido rejeitada de imediato. Os sindicatos do Pará e de Rondônia – ligados à Contraf – também orientaram a rejeição, mas os próprios empregados aprovaram a proposta do banco.
Já os sindicatos do Amazonas e do Tocantins – ligados à Contec – desde o início foram favoráveis ao acordo do BASA, orientando a sua aprovação, o que inviabilizou a greve unificada e possibilitou o ataque à jornada de 6h e à autonomia sindical na luta pelos interesses coletivos do funcionalismo.
“Trata-se de um acordo ruim, que só foi aprovado devido às orientações equivocadas da Contec e às decisões de algumas bases, que acabaram por ajudar a selar um resultado favorável para o banco, prejudicando a jornada de gerentes e supervisores e instaurando a absurda necessidade de autorização do BASA para o ajuizamento de ações coletivas contra o banco. Sem dúvidas, um retrocesso. O caminho era a greve defendida pelo SEEB-MA, mas a maioria das bases não quis, sendo impossível paralisar o banco sem a unidade da categoria. Agora, só nos resta lutar” – afirmou o diretor Arnaldo Marques.
17/09/2020 - BRADESCO: ASSEMBLEIA HOJE (22) SOBRE TELETRABALHO
28/08/2020 - Dia do Bancário: proposta digna ou greve!!!
27/08/2020 - Bancários rejeitam propostas e preparam greve
Após denúncia do SEEB-MA, Justiça impede Bradesco de fechar agências no MA
BanFest Musical especial de Dia das Mães neste domingo (11/5); participe!
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!