Bancários da oposição nacional cobraram mais contratações e investimentos na saúde da categoria!
Clique na foto para ampliá-la
Em reunião virtual na quinta-feira (08/08) com a Secretaria de Controle de Empresas Estatais (SEST), o SEEB-MA, o SEEB-RN, o SEEB Bauru e entidades parceiras cobraram do órgão federal a contratação de mais bancários para os bancos públicos e o financiamento dos planos de saúde da categoria diante da diminuição do quadro funcional, do adoecimento crescente dos trabalhadores e do aumento da demanda de serviço/clientes.
Na oportunidade, os dirigentes sindicais solicitaram a nomeação dos aprovados no concurso vigente da Caixa, a ampliação do cadastro de reserva do certame, o atendimento às pautas dos engenheiros do BASA, além de investimentos nos planos de saúde da categoria, entre outras pautas específicas do BB e do BNB.
Durante a reunião, as entidades questionaram ainda a alegação dos bancos de que as reivindicações sobre saúde e sobre contratações não podem ser atendidas por culpa da SEST, que impossibilita o repasse de mais recursos para essas demandas.
Em resposta, o representante da Secretaria, Heiguiberto Guiba, afirmou que o órgão não existe para “dizer não”. Além disso, ressaltou que é inaceitável as instituições financeiras se recusarem a discutir melhorias sobre essas questões, visto que a Resolução 52 da CGPAR garante maior autonomia nas negociações entre os bancos e os funcionários. Logo, não é correto dizer que é a SEST que limita as negociações, pois isso é responsabilidade dos bancos.
Diante disso, Heiguiberto solicitou a íntegra das pautas de reivindicações entregues à Fenaban e às direções da Caixa, do BB, do BNB e do BASA, a fim de esclarecer se há alguma restrição de fato ou não. O representante da SEST se comprometeu ainda a entrar em contato direto com os bancos para garantir uma negociação real com os sindicatos, inclusive com o recebimento das pautas específicas, como a dos engenheiros do BASA, que não possuem um acordo coletivo há 8 anos por intransigência da Direção do Banco.
O SEEB-MA, o SEEB-RN, o SEEB Bauru e as entidades parceiras vão acompanhar de perto essas medidas anunciadas pela SEST. Os Sindicatos vão reforçar ainda a cobrança pela ampliação de contratados e por investimentos em saúde, bem como a mediação deste órgão para destravar as negociações com os bancos, que seguem intransigentes, sem atender a nenhuma demanda dos trabalhadores.
Da mesma maneira, as entidades conclamam o Comando Nacional (Contraf-CUT) a pressionar a Fenaban e os bancos públicos para o atendimento dessas reivindicações, sem aceitar passivamente a justificativa dos representantes de que há “temas-tabu”, sobre os quais não se pode avançar, por supostamente haver uma impossibilidade por parte da SEST.
Além de Heiguiberto Guiba, participaram da reunião os representantes do SEEB-MA, Marla Brito e Antônio Nunes (SEEB-MA), Matheus Crespo (SEEB-RN) e Paulo Tonon (SEEB-Bauru); do presidente da AEBA, Gilson Nunes; e de representantes dos sindicatos do Amazonas, e de Tocantins.
Os bancários têm pressa!
Vamos à luta, vamos à greve!
10/09/2024 - Greve começa com força em grandes atos pelo MA
09/09/2024 - Greve começa com ato nesta terça (10) no BB Deodoro
07/09/2024 - Bancários da Caixa, BB e BASA entram em greve
05/09/2024 - Rejeição às propostas dos bancos chega a 90% no MA
04/09/2024 - Os(as) bancários(as) e o beija-flor
02/09/2024 - SEEB-MA orienta a rejeição da proposta da Fenaban
Saiba as novidades e dê sugestões para construir as nossas pautas!
Greve segue forte no BB, Caixa e BASA nesta quarta-feira (11) no Maranhão
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!