Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

EM FOCO / ITAÚ

Imprimir Notícia

SEEB-MA cobra fim das demissões imotivadas no Itaú

O SEEB-MA promoveu ato público nesta terça-feira (25/08), no Itaú João Paulo, em São Luís.

25/08/2015 às 09:24
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O SEEB-MA promoveu ato público nesta terça-feira (25/08), no Itaú João Paulo, em São Luís. O objetivo da manifestação foi cobrar a imediata contratação de mais bancários e o fim das demissões imotivadas.

Na ocasião, o presidente do SEEB-MA, Eloy Natan, rebateu as declarações do presidente do Itaú, Roberto Setubal, que, em entrevista à Folha, criticou o excesso de ações trabalhistas no país, informando, também, que o banco não pretende investir em novas agências, mas somente em serviços via internet e celular.

Para Eloy Natan, “no Brasil, há muitas ações trabalhistas, porque os patrões, como o Itaú, desrespeitam as leis, acreditando sempre na impunidade. Por isso, o trabalhador deve, sim, buscar o Judiciário para resguardar seus direitos ” - respondeu. 

O presidente do SEEB-MA disse, ainda, que o banco não pretende expandir a rede de agências, “pois a única preocupação do Itaú é com o lucro, não com o atendimento da população mais pobre, que precisa de mais agências e de mais bancários para um atendimento digno e de qualidade” - finalizou. 

Situação preocupante

Atualmente, a escassez de empregados nas agências do Itaú, no Maranhão, tem ocasionado sérias consequências, como a sobrecarga de trabalho, a exploração, e o adoecimento dos bancários, além do péssimo atendimento prestado aos clientes e usuários.

Para o SEEB-MA, nada justifica o corte de postos de trabalho e a recusa do banco em contratar, visto que, somente no primeiro semestre deste ano, o Itaú lucrou R$11,7 bilhões.

“Tudo isso poderia ser diferente se a presidente Dilma ratificasse a Convenção 158 da OIT, que proíbe as demissões imotivadas. Mas isso é esperar demais de um Governo que tem sido um paraíso para os banqueiros” – avaliou Eloy.

Vale lembrar que em julho, o Sindicato já havia paralisado a agência João Paulo, como forma de pressionar o banco a aumentar o quadro de empregados no Maranhão, mas o banco ignorou a reivindicação. Caso nenhuma providência seja tomada, o SEEB-MA intensificará as paralisações e manifestações nas agências em todo o Estado. 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!