
Decisão judicial e mobilização sindical reafirmam o Saúde Caixa como direito adquirido da categoria e pressionam por um acordo justo e definitivo.
Clique na foto para ampliá-la
O Sindicato dos Bancários do Maranhão reafirma, de forma firme e inequívoca, seu compromisso com a defesa do Saúde Caixa como direito contratual histórico dos empregados, aposentados e dependentes. O plano integra o vínculo de trabalho há décadas e não pode ficar refém de um Acordo Coletivo de Trabalho frágil, temporário e rebaixado, tampouco de imposições unilaterais da Caixa.
O SEEB-MA, ao lado do SEEB Bauru, participou ativamente da construção política e jurídica da vitoriosa ação ajuizada pelo SEEB-RN, que resultou em decisão liminar garantindo a manutenção integral do Saúde Caixa. A medida judicial impediu a suspensão unilateral do plano nas bases que rejeitaram o ACT proposto pela Caixa e aceito pela Contraf-CUT.
Em reconhecimento a essa atuação, o SEEB-MA e o SEEB Bauru foram admitidos no polo ativo da ação, fortalecendo a legitimidade coletiva da luta. A decisão judicial é cristalina ao reafirmar que o Saúde Caixa não é concessão do banco, mas um direito adquirido, que não pode ser suprimido conforme a conveniência do empregador.
Diante desse cenário, é imprescindível intensificar a mobilização em todas as bases, ampliando a pressão para que Governo Federal, Caixa, Contraf e Fenae assumam sua responsabilidade histórica e política na construção de um acordo justo, sustentável e definitivo, nos moldes do que foi firmado no BNDES: custeio 70/30, sem teto de participação da empresa no financiamento do plano e sem qualquer forma de discriminação na aposentadoria.
A recusa de 17 bases sindicais, entre elas Belo Horizonte e Rio de Janeiro, em aceitar o ACT imposto pela Caixa escancara a insatisfação da categoria e torna indispensável a retomada imediata das mesas de negociação. O objetivo deve ser claro: assegurar o Saúde Caixa conforme o modelo do RH 070, que reconhece o plano como direito permanente dos(as) trabalhadores(as), e não como benefício condicionado a acordos coletivos temporários.
Saúde não é moeda de chantagem. Saúde é direito.
SEEB-MA - Em defesa do Saúde Caixa de verdade!
SEEB-MA defende o Saúde Caixa como direito histórico dos empregados
SEEB-MA lamenta a morte de João de Deus Carvalho, bancário aposentado do BEM
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!