O evento reuniu dezenas de funcionários do BNB da ativa e aposentados, do Capital e do interior.
Clique na foto para ampliá-la
O SEEB-MA e a AFBNB realizaram, no sábado (26/04), o I Encontro dos Bancários do Banco do Nordeste no Maranhão, no Hotel Abbeville, em São Luís.
O evento reuniu dezenas de funcionários da ativa e aposentados, do Capital e do interior, para debater temas estratégicos como saúde, condições de trabalho, carreira e direitos históricos. No fim do evento, foram aprovadas 36 resoluções que vão nortear a atuação das entidades em defesa do funcionalismo do BNB.
Entre as principais deliberações, destacam-se a luta contra a terceirização, a defesa da manutenção dos caixas e do seguro de vida na CAMED, o fim da utilização do celular pessoal para demandas do banco, o fortalecimento do trabalho híbrido, a exigência de critérios objetivos para nomeações gerenciais e o combate às metas.
Na área de saúde, houve forte mobilização pela ampliação da rede credenciada da CAMED, pela proteção financeira para tratamentos de TEA, pela reinclusão de genitores no plano natural e pela defesa do direito pleno ao plano de saúde para novos concursados, inclusive na aposentadoria.
Em relação à previdência, os participantes aprovaram o acompanhamento das ações da CAPEF e medidas para assegurar os benefícios previdenciários de forma mais transparente a todos e todas.
A melhora das condições de trabalho também foi destaque, com propostas como a criação de dois turnos de atendimento bancário, a ampliação do quadro de funcionários, a padronização de procedimentos administrativos e operacionais e o acolhimento integral de empregados ameaçados durante a atividade laboral.
Para Oberdan Galvão, coordenador do SEEB-MA, o evento "foi uma demonstração de força e união dos bancários do BNB, que reafirmaram seu compromisso de lutar incansavelmente por um ambiente de trabalho mais digno e pela valorização de seus direitos" - afirmou.
Já o diretor da AFBNB, Dorisval de Lima, destacou que a mobilização foi um marco para a categoria. “Estamos consolidando uma pauta sólida que reflete as reais necessidades do funcionalismo. O engajamento demonstrado aqui será a base para as ações decisivas que tomaremos daqui pra frente” - afirmou.
Por sua vez, Rita Josina, presidente da AFBNB, reforçou a importância do Encontro. “Estamos num momento crucial em que a organização da categoria é fundamental para enfrentar os desafios impostos aos trabalhadores do Banco do Nordeste, especialmente em relação à saúde, previdência e condições de trabalho” - complementou.
“É imprescindível que os bancários se envolvam ativamente na definição de suas pautas e resistam a qualquer retrocesso. O BNB desempenha um papel fundamental no desenvolvimento regional, mas é fundamental que respeite e valorize aqueles que são a base desse processo: seus funcionários.” - finalizou o coordenador-geral do SEEB-MA, Rodolfo Cutrim.
Além dos debates, o evento contou com análise de conjuntura, atualização de ações judiciais, além da presença dos representantes da CAMED, Fernando Barroso e Tatiana Lourenço, fortalecendo ainda mais o diálogo com os trabalhadores. O próximo passo agora é realizar encontros específicos da Caixa, BB e BASA. A nossa luta continua!
Confira aqui as 36 resoluções que vão guiar a luta dos bancários do BNB em 2025.
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!