Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / ITAÚ

Imprimir Notícia

Pela troca da Unimed e contra o fechamento de agências

Em reunião na segunda-feira (29/01), SEEB-MA cobrou providências do Itaú por saúde e emprego. Confira!

01/02/2024 às 09:32
Ascom/ SEEB - MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Em reunião virtual na segunda-feira (29/01) com o Setor de Relações Sindicais e com a Fundação Itaú, o SEEB-MA voltou a cobrar providências urgentes para que o banco disponibilize um plano de saúde de qualidade para os seus empregados no Maranhão.

De acordo com denúncias, a Unimed não atende às necessidades da categoria, que a cada dia recebe reiteradas negativas de atendimento em clínicas, laboratórios e hospitais em todo o Estado. Como se não bastasse, os bancários têm sofrido também com a falta de médicos conveniados em diversas áreas, como a psiquiatria, uma das especialidades mais procuradas devido ao alto índice de adoecimento psicológico nas unidades do banco.

“Diante disso, o SEEB-MA voltou a exigir a troca imediata do plano de saúde para resguardar a integridade física e mental dos funcionários. Afinal, uma instituição que lucrou mais de R$ 26 bilhões somente nos nove primeiros meses de 2023 não pode tratar seus colaboradores com tamanho descaso” – afirmou o diretor Alberto Félix.

Na oportunidade, o Sindicato criticou ainda o fechamento das agências Cohama e Rua da Paz, em São Luís, tendo em vista a alta lucratividade do banco e a importância dessas unidades para a população e para os bancários lotados há anos nesses locais de trabalho.

“O Itaú se mostrou decidido a encerrar as agências, apesar de nosso posicionamento contrário. Portanto, cobramos a realocação dos trabalhadores, a manutenção do emprego e o atendimento de qualidade para os clientes e beneficiários do INSS que eram atendidos nessas agências” – complementou Alberto.

Em resposta, o Itaú afirmou que a mudança de plano de saúde será difícil, uma vez que teria que ser realizada em âmbito nacional. Sobre o fechamento das agências, o banco não garantiu a realocação de 100% do pessoal das unidades, informando que devem ocorrer desligamentos na ordem de 20% do quadro. Um absurdo!

“Quanto à impossibilidade de mudança do plano, não vamos aceitar uma justificativa rasa como essa. Apesar das nossas diversas cobranças, o banco continua a agir com intransigência e desrespeito com a saúde de seus empregados. Caso a Unimed não seja substituída por outro plano de maior qualidade, tomaremos medidas jurídicas e políticas mais enérgicas. Afinal, a culpa desse problema é principalmente do Itaú, que explora, demite e adoece seus funcionários. Por saúde e pelo fim das demissões imotivadas, vamos à luta” – finalizou o presidente do SEEB-MA, Dielson Rodrigues.  

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!