Durante o curso, o escritor Vito Giannoti explanou a história desde os primeiros movimentos, em 1811, com o Ludismo, até os dias atuais.
Clique na foto para ampliá-la
O SEEB-MA realizou, no fim de semana (dias 5 e 6 de abril), o Curso de História dos Trabalhadores no Mundo, ministrado pelo escritor Vito Giannotti, na sede do Sindicato, em São Luís.
Durante o curso, Vito Giannoti explanou a história das lutas dos trabalhadores desde os primeiros movimentos, em 1811, na Inglaterra, com o Ludismo (trabalhadores quebravam máquinas para não serem substituídos) até os dias atuais. O curso tem, em uma das suas principais lições, o fato de que todas as conquistas da classe trabalhadora foram resultado de reivindicação, união e luta, não da “bondade” dos patrões.
A bancária e estudante de Direito, Sandra Carvalho, aprovou o curso e a iniciativa do SEEB-MA em promover formação sindical. “Gosto de estudar a área trabalhista, e acredito ser importante conhecer a história, a origem das leis trabalhistas, como se deram as conquistas da classe operária.” O professor Gilvan Azevedo afirmou ter gostado do curso, pois o conteúdo é muito rico e proporciona reflexão e debate sobre as lutas.
Segundo Vito Giannotti, a História dos Trabalhadores do Brasil está relacionada à luta dos trabalhadores do mundo. Para ele, é um movimento social global. O ministrante afirmou que é importante conhecer os movimentos que tiveram bons resultados, e aqueles que tiveram conseqüências negativas, e assim lutar de forma consciente e organizada para a garantia dos direitos e a busca de novas conquistas.
Vito Giannotti destacou ainda que, neste ano de eleições, é preciso avaliar as propostas e votar de acordo o com os interesses da classe trabalhadora.
Vitória! Justiça garante plano de saúde a bancária do Bradesco aposentada por invalidez
1º de Maio: dia de resgatar a força da categoria bancária e da classe trabalhadora
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!