Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / FORMAÇÃO SINDICAL

Imprimir Notícia

SEEB-MA promove Curso de Organização por Local de Trabalho

Participantes de diferentes categorias discutiram a importância das organizações por local de trabalho para a união das lutas.

24/02/2014 às 08:35
Eloy Natan e Leidyane Ramos (SEEB-MA)
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Foto: Leidyane Ramos (Ascom/SEEB-MA)

O SEEB-MA realizou no sábado (22/02), na sede da entidade, em São Luís, o Curso Organização por Local de Trabalho, ministrado pelo formador do ILAESE (Instituto Latinoamericano de Estudos Socioeconômicos), Joallan Rocha.

Durante o curso, Joallan apresentou o papel fundamental das Organizações por Local de Trabalho (OLT) e sua importância para a luta da classe trabalhadora no decorrer da história. Mostrou também a concepção e a prática das centrais sindicais com o trabalho de base e a necessidade de construir uma alternativa sindical ao processo de burocratização e de conciliação de classes que passou, por exemplo, a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

No decorrer do curso, Joallan destacou ainda, alguns dados divulgados em 2012, dando conta que cerca de 20 mil bancários de todo o país se afastam por problemas de saúde. Segundo ele, o processo tecnológico e estrutural das instituições financeiras tem provocado o crescimento exorbitante do adoecimento da categoria. “Os bancários sofrem diariamente com a pressão dos banqueiros, por impor metas abusivas. Essa conduta tem provocado uma série de doenças em seus locais de trabalho”, declarou.

Para a professora do IFMA e militante do SINASEFE, Danielle Costa, o curso de OLT é importante para que todos possam disseminar as informações, trabalhar a formação política dos trabalhadores de diferentes categorias, além de ajudar a fortalecer a unidade de luta.

A Secretária de Formação do SEEB-MA, Edna Vasconcelos, ressaltou que o Sindicato pretende realizar um amplo plano de formação política para qualificar os novos ativistas que estão surgindo nos locais de trabalho e preparando-os para compreender os problemas sofridos pela categoria.

Download dos slides do curso
Confira a galeria de fotos

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!