Santander demonstra indiferença e omissão contra o discurso de ódio, racista e preconceituoso.
Clique na foto para ampliá-la
O SEEB-MA repudia com veemência as tímidas medidas anunciadas pelo Santander após mais um episódio de racismo praticado contra o jogador brasileiro Vinícius Júnior no Campeonato Espanhol. Desta vez, uma série de criminosos travestidos de torcedores do Valência chamaram o atleta do Real Madrid de “macaco”, no último domingo (21/05), em jogo válido pela 35ª rodada de La Liga.
Apesar da violência sofrida por Vini Jr., o Santander – maior patrocinador da competição – se limitou, primeiramente, a lançar uma nota criticando a manifestação racista. Lamentavelmente, só depois da repercussão negativa nas redes sociais, o banco anunciou a retirada do patrocínio ao Campeonato, porém, só em 2024.
Para o SEEB-MA, essa atitude reativa e omissa do Santander demonstra a indiferença do banco contra o discurso de ódio, racista e preconceituoso contra os brasileiros, o que vai na contramão das campanhas publicitárias do banco no Brasil com foco no respeito e na igualdade. Além disso, mostra descaso com os clientes e usuários do banco no país, responsáveis por 1/4 do lucro mundial da empresa.
“Chega de compactuar com o racismo. Exigimos medidas efetivas e imediatas contra esse crime desumano. Não queremos notas, mas identificação e exemplar punição a esses criminosos. Punição também às entidades que fizeram pouco caso do episódio, como a Federação Espanhola de Futebol. Se famosos são vítimas diárias dessa violência, o que não sofrem as pessoas comuns? Os bancários dentro das agências? Essas ofensas não podem ficar impunes e é dever do Santander remover o patrocínio de La Liga imediatamente” – cobrou a diretora Gerlane Pimenta.
Neste momento de profunda indignação, o SEEB-MA se solidariza com o jogador Vinícius Júnior e com todos os brasileiros que são obrigados a conviver diariamente com o racismo estrutural.
“Não percam a esperança e a alegria de viver, de trabalhar, de jogar futebol e de dar alegrias aos seus cada um em suas áreas de atuação. Estamos na luta para que esse mal seja extirpado dos bancos, como o Santander, mas sobretudo para que a nossa sociedade se desenvolva e passe a respeitar o próximo independentemente de sua cor. Contra o racismo e o preconceito, o Sindicato dos Bancários do Maranhão é resistência. Força, Vini Jr. Estamos com você” – finalizou.
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!