Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / ENCONTRO DA FNOB

Imprimir Notícia

FNOB: bancários e bancárias discutem conjuntura

Evento contou com a participação do SEEB-MA, SEEB-RN, SEEB Bauru e das oposições nacionais.

13/02/2023 às 13:31
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O Encontro da Frente Nacional de Oposição Bancária foi realizado nesse fim de semana (11 e 12/02), na sede do Sindicato dos Bancários do Maranhão, no Centro de São Luís. O evento contou com a participação de dirigentes do SEEB-MA, SEEB-RN, SEEB Bauru, além de representantes das oposições do Rio Grande do Sul, do Pará e do Distrito Federal.

Na oportunidade, os bancários definiram as estratégias de luta para 2023, a fim de se contrapor à política sindical da Contraf-CUT, que na sua lógica de conciliação com os patrões, tem traído os trabalhadores e feito acordos, que retiram direitos da categoria bancária ano após ano.

Durante o Encontro, os bancários defenderam o fim das Campanhas Salariais Virtuais, que só focam nas cláusulas econômicas e ignoram questões essenciais, como os planos de saúde e de previdência; o adoecimento bancário; as resoluções da CGPAR; entre outros ataques que ceifam direitos e a própria saúde da categoria.

“É preciso renovar nossas técnicas de modo a combater esse sistema virtual que a Contraf e a Febaban implantaram, principalmente o de votação on-line, para que seja possível discutir esses temas tão importantes, evitar o fechamento de acordos rebaixados e fazer com que a oposição avance nos Sindicatos do país” – afirmou o diretor do SEEB-MA, Rodolfo Cutrim.

Já as mulheres bancárias afirmaram que é preciso, também, combater o machismo, o assédio moral e sexual nos bancos, nos próprios sindicatos e na sociedade como um todo. “Precisamos ser livres e respeitadas em todos os locais, ocupando espaços de destaque não somente no ambiente de trabalho, mas também no sindical, familiar e social” – afirmou a diretora Gerlane Pimenta.

No segundo dia do Encontro, os participantes voltaram a reafirmar a independência dos integrantes da FNOB em face de partidos políticos, governos e patrões.

“A nossa luta é pela defesa do trabalhador. Essa não pode parar porque mudou o governo. É provável que os ataques contra a nossa categoria continue, pois a Fenaban apoiou o governo da situação. Por isso, precisaremos lutar para manter o que temos e para conquistar mais direitos, pois a Contraf-CUT continua sendo a nossa inimiga nas mesas de negociação” – afirmou o diretor do SEEB-RN, Matheus Crespo.

No final do evento, o presidente do SEEB-MA, Dielson Rodrigues, ressaltou a importância do Encontro para fortalecer a organização dos trabalhadores, que “precisam retomar a memória da luta, do combate, do enfrentamento contra os banqueiros e contra a CUT, alcançando, também, os bancários mais novos, que nunca fizeram greve, pois só assim será possível avançar rumo a salários melhores, saúde, condições de trabalho e novas conquistas” – finalizou. 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!