Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / JANEIRO BRANCO

Imprimir Notícia

Janeiro Branco: é importante falar sobre saúde mental

Cuide da sua saúde mental e não tenha medo de terapia. Quebre esse tabu e busque ajuda.

09/01/2023 às 07:58
ASCOM/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O SEEB-MA apoia a Campanha Janeiro Branco, que visa discutir a saúde mental dos trabalhadores e da sociedade em geral. A população precisa vencer o preconceito e se conscientizar de que o adoecimento psicológico prejudica a qualidade de vida, o desempenho nas atividades diárias, bem como a socialização com toda a comunidade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem com a depressão e 260 milhões lidam com a ansiedade. No Brasil, mais de 86% dos cidadãos sofrem de algum transtorno mental, que atinge todas as raças, idades e classes. Na categoria bancária, essa situação não é diferente.

No Maranhão, os bancários sofrem com problemas mentais por causa do assédio moral e sexual, da sobrecarga de trabalho e das metas abusivas. Segundo dados do Projeto Escuta Clínica, parceria entre o SEEB-MA e a psicóloga Solange Almeida, 86% dos afastamentos de bancários no Estado estão relacionados a distúrbios psicológicos.

Por isso, fique atento aos sintomas mais comuns do adoecimento mental, tais como: dificuldade de cumprir as atividades rotineiras, falta de foco e de motivação, cansaço, esgotamento, incapacidade de produzir, desânimo, choro, surgimento de manchas roxas indolores, queda de cabelo, dores intensas no corpo sem motivo aparente, entre outros. Em seguida, procure um médico ou a diretora de saúde do SEEB-MA, Lívia Morais (99) 99160-5168.

Por fim, o SEEB-MA deixa aqui uma dica: em janeiro e em todos os outros meses, busque melhorar a sua qualidade de vida, bem como sua a alimentação. Durma com qualidade e seja grato por pequenas vitórias. Cuide da sua saúde mental e não tenha medo de terapia. Quebre esse tabu e busque ajuda. Você não está sozinho(a)! 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!