Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / CAIXA ECONÔMICA

Imprimir Notícia

SEEB denuncia déficit de funcionários na Caixa no MA

Em visitas às agências, diretores denunciam a superlotação, o acúmulo de funções e muito mais.

28/10/2022 às 08:07
ASCOM/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O SEEB-MA denuncia o déficit de funcionários e as péssimas condições de trabalho e de atendimento ao público nas agências da Caixa Econômica Federal, em todo o Maranhão.

Em visitas a diversas unidades do Estado, como Chapadinha, Barreirinhas, Tutóia, Balsas, São Bento, Pinheiro, Pedreiras, Caxias, Codó, São João dos Patos, Timon, entre outras, os diretores do Sindicato constataram, além da falta de bancários, a superlotação das agências, o acúmulo de funções, a sobrecarga de trabalho, além do descaso com os clientes e usuários.

“Esse caos na Caixa é praticamente generalizado, atingindo agências em todas as regiões do Estado. Um absurdo para um banco que lucrou mais de R$ 17 bilhões em 2021” – criticou o presidente do SEEB-MA, Dielson Rodrigues.

Para se ter ideia, a população é obrigada a ficar em filas gigantescas, debaixo do sol escaldante e – muitas vezes – precisam chegar no dia anterior, passar a madrugada nas calçadas para conseguirem atendimento.

“Sem dúvida, é algo desumano. Para amenizar essa situação, cobramos do banco a instalação de tendas, a fim de garantir um mínimo de dignidade para os clientes” – informou o diretor Oberdan Galvão.

Por sua vez, os dirigentes Cássio Valdenor e Lívia Morais testemunharam mais um absurdo na agência Barreirinhas: nessa terça-feira (25/10), apenas 8 bancários atenderam mais de 1.000 clientes, extrapolando a sua jornada e a sua própria capacidade física e mental, a fim de pagar o Auxílio Brasil e ajudar a população mais carente, que não sabe utilizar os canais digitais.

“O Governo precisa dar mais atenção a essas pessoas. Realizar novos concursos. Convocar mais bancários. Abrir novas agências e não correspondentes bancários, que não têm qualquer segurança para os trabalhadores e para os clientes. Além disso, o pagamento do Auxílio poderia ser feito, também, por outros bancos estatais, o que melhoraria as condições de trabalho dos bancários e de atendimento aos usuários” – avaliou.

Diante do déficit de funcionários na Caixa, o diretor Oberdan entrou em contato com a Superintendência Regional do Banco, mas foi informado que não há qualquer previsão de novas contratações.

“É um absurdo. Um descaso com o povo e com a categoria. Por isso, tomaremos outras medidas cabíveis para resolver essa situação calamitosa” – finalizou o diretor Cássio Valdenor. Por nenhum direito a menos, vamos à luta!
 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!