SEEB-MA realizou atos públicos e conversou com a categoria nas agências sobre a Campanha Salarial.
Clique na foto para ampliá-la
Os bancários do Maranhão intensificaram as mobilizações no Estado, após entrarem em estado de greve, um alerta para a patrões de que a categoria pode decretar uma paralisação geral.
ATOS PÚBLICOS
Nesta quinta-feira (18/08), os trabalhadores voltaram a realizar atos públicos para cobrar uma proposta global dos banqueiros e do Governo Bolsonaro, que estão há dois meses nas mesas de “negociação” com a Contraf-CUT, mas – até o momento – negaram todas as reivindicações da categoria, apesar do lucro de R$ 132 bilhões obtido em 2021.
Em São Luís, os bancários se concentraram nas agências do BB, Itaú e Santander, no Renascença. Já em Imperatriz, na Caixa da Praça Brasil, no Centro.
NEGOCIAÇÃO HOJE E POSSIBILIDADE DE GREVE
Na oportunidade, os diretores do SEEB-MA atualizaram os colegas das agências sobre o andamento da Campanha Salarial e sobre a possibilidade de uma greve geral, caso a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não apresente uma proposta na negociação marcada para esta quinta-feira (18/08).
“A Contraf-CUT, que está à frente do Comando Nacional dos Bancários, caminha para a 12ª rodada de ‘conversas’ com a Fenaban, mas até hoje nenhuma proposta foi apresentada. A mesma coisa com os bancos públicos, que – para piorar – querem é retirar direitos” – afirmou o diretor do SEEB-MA, Rodolfo Cutrim.
BANCÁRIOS EXIGEM PROPOSTA JÁ
Já o diretor da Regional Imperatriz, Cássio Valdenor, pediu o fim da enrolação nas mesas de “negociação” e uma atitude mais ativa da Contraf-CUT em face da Fenaban.
“Chega de conversa, Contraf. É hora de mobilizar. Fazemos um chamado a todos os bancários do país: solicitem aos seus sindicatos que chamem assembleias. Se a Fenaban não apresentar uma proposta imediatamente, precisamos ir à greve. Não podemos deixar que essa proposta venha às vésperas da nossa data base, pois – se assim ocorrer – vão colocar uma faca em nosso pescoço para aceitarmos um acordo rebaixado. Não podemos permitir! Vamos à luta e à greve, se preciso for. Exigimos uma proposta digna já” – finalizou.
MANIFESTAÇÕES E ASSEMBLEIA DE AVALIAÇÃO
Nesta sexta-feira (19/08), os bancários vão realizar protestos no Bradesco da Avenida Magalhães de Almeida, em São Luís, e no Bradesco, no Centro de Imperatriz. Uma nova Assembleia de Avaliação da Campanha Salarial foi marcada pelo SEEB-MA para o dia 23 de agosto (terça-feira), via Zoom (link em breve).
01/09/2022 - Lições que devem ser aprendidas com a Campanha 2022
26/08/2022 - SEEB-MA participa de atos em SP por proposta digna!
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!