Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Twitter Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / BANCO DO NORDESTE

Imprimir Notícia

Mais uma negociação sem avanços com o BNB

02/08/2022 às 08:45
ASCOM/SEEB-MA
A+
A-

Em mais uma rodada de negociação com o Banco do Nordeste, o Comando dos Bancários apresentou as reivindicações referentes à saúde e a Previdência. Mas, a direção da empresa mostrou pouca disposição em discutir e a reunião, realizada na sexta-feira (29/08), terminou sem avanços.


Embora a negociação tenha ficado emperrada nos quesitos sobre Camed e Capef, anteriormente, a direção do BNB sinalizou positivamente, se comprometendo a analisar as propostas e apresentar uma resposta até esta sexta-feira (05/08), quando acontece uma nova rodada.


Na última discussão, os trabalhadores abordaram a necessidade de aporte de recursos para a Capef (Caixa de Previdência dos Funcionários do BNB) e da revisão dos planos de benefícios (BD e CV-1). A intenção é minimizar deficiências que impedem os funcionários mais antigos de se desligar do banco após a aposentadoria pelo INSS.


Mas, a direção da empresa disse que algumas decisões precisam de autorização da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) e que é necessário um debate mais aprofundado sobre o tema, fora da mesa de negociação sobre a campanha salarial. Garantiu ainda levar o debate posteriormente para a mesa permanente. Quanto à democratização da Capef, também informou que seria avaliada em uma discussão posterior.


Com relação à Camed, o Comando Nacional solicitou melhorias no atendimento e no credenciamento, mas o BNB se limitou a dizer que, em linhas gerais, os funcionários são bem atendidos e que até os maiores planos de saúde enfrentam problemas de credenciamento. Sobre o reajuste do plano, afirmou que os custos dos insumos e dos remédios estão muito altos e precisam ser atualizados com o mercado e que estuda uma forma de reajustar sem onerar demais os funcionários.


Os representantes dos trabalhadores a criação de um Conselho de Usuários da Camed e a empresa se limitou a dizer que analisa isso para o futuro. Outro assunto abordado foram os exames médicos. O Comando Nacional solicitou que a campanha de vacinação oferecida pelo banco abrangesse funcionários aposentados, dependentes e dirigentes sindicais. A direção do banco informou que a campanha já assiste todos os funcionários e, em alguns casos, familiares, mas negou a ampliação para aposentados. 

SAÚDE - CAT
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
E-mail: comunicacao@bancariosma.org.br
Telefones: (98) 3311-3500 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
Secretaria Geral: (98) 98477-8001
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!