Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / LUCRO DOS BANCOS

Imprimir Notícia

Apesar do lucro, bancos continuam a explorar bancários

SEEB-MA volta a criticar demissões, metas, fechamento de agências e falta de funcionários nos bancos.

12/11/2021 às 08:08
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O SEEB-MA volta a criticar a onda de demissões, as metas abusivas, o fechamento de agências, a falta de funcionários e a insegurança nos bancos, no Maranhão. De acordo com o diretor Cláudio Costa, o Bradesco acumula recordes de lucros ano após ano à custa da exploração e do desrespeito com seus empregados e clientes.

Em todo o país, o banco fechou 1.088 agências e 8.547 postos de trabalho em 12 meses, submetendo os bancários a péssimas condições de trabalho e a população a um atendimento precarizado, em agências lotadas e com filas a perder de vista. Lamentavelmente, essa triste realidade não é observada apenas no Bradesco, mas em todos os bancos privados, como Itaú e Santander. Os três bancos, juntos, lucraram mais de R$ 52 bilhões apenas nos nove primeiros meses deste ano.

“Mesmo assim, no Maranhão, dezenas de bancários foram demitidos durante a pandemia. Agências foram fechadas sem justificativa. Idosos e enfermos são deixados no sol. Assaltos colocam a vida de bancários, vigilantes e clientes em risco. Não podemos aceitar. Chega de ataques e de demissões” – disse Cláudio.

Por sua vez, os bancos públicos, como a Caixa e o Banco do Brasil não ficam atrás quando o assunto é exploração. De janeiro a setembro, os dois bancos lucraram, juntos, mais de R$ 26 bilhões, isso sem contar o balanço da Caixa no terceiro trimestre, que ainda não foi divulgado.

Porém, do mesmo modo que os bancos privados, Caixa e BB continuam a massacrar seus funcionários com metas abusivas, sobrecarga de trabalho, desvios de função e assédio moral. “Diante de toda essa lucratividade do setor financeiro, exigimos respeito, segurança, o fim do assédio, mais agências e a contratação de bancários para dignificar o atendimento à população e garantir condições laborais dignas aos trabalhadores! Vamos à luta” – finalizou o presidente Dielson Rodrigues. 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!