Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / CORONAVÍRUS

Imprimir Notícia

Luta pela vacinação prioritária dos bancários avança

Vários municípios já apresentaram projetos de lei para garantir a imunização da categoria.

19/04/2021 às 13:30
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

A luta do SEEB-MA pela inclusão dos bancários no grupo de vacinação prioritária contra a Covid-19 não para em todo o Maranhão. Após o Projeto de Lei (PL) do vereador Rafael Vigilante ser aprovado na Câmara Municipal de Balsas, a prioridade na vacinação dos trabalhadores dos bancos também começa a avançar em outras cidades do Estado.

BACABAL
Em Bacabal, por exemplo, o Sindicato discutiu esse tema com o vereador Reginaldo do Posto. O parlamentar concordou com os argumentos apresentados pelo SEEB-MA e, com o apoio dos vereadores Manuel da Concórdia e Fernando da Luziana, apresentou Projeto de Lei à Câmara da cidade. O PL foi aprovado pela Casa, visando assegurar a imunização urgente dos bancários, vigilantes e demais terceirizados que trabalham nos bancos, diante do alto risco de contágio pelo coronavírus nas agências bancárias de Bacabal.

IMPERATRIZ
Já em Imperatriz, os vereadores Carlos Hermes e Alberto Sousa foram procurados pelo SEEB-MA e se sensibilizaram com a causa da categoria e da população, que estão sendo contaminadas pela Covid-19 nos bancos, aumentando, assim, o número de vítimas da doença no Município e no Estado.

Desse modo, com o apoio dos demais vereadores da cidade, Alberto apresentou um novo Projeto de Lei, a fim de incluir os trabalhadores dos bancos no grupo de vacinação prioritária em Imperatriz. Até o fechamento dessa edição do Jornal, o PL ainda não tinha sido apreciado pelo plenário da Câmara Municipal da cidade.

SÃO LUÍS
Por sua vez, na Capital, o SEEB-MA se reuniu no dia 12/04 com o médico e vereador, Dr. Gutemberg, com o mesmo objetivo de garantir a vacinação da categoria. Segundo o parlamentar, a demanda dos bancários será discutida com urgência na Câmara Municipal de São Luís, mas, também, no Ministério da Saúde, em Brasília.

Na oportunidade, Dr. Gutemberg firmou o compromisso de encaminhar um ofício do Sindicato ao líder do Governo Federal, deputado Aluísio Mendes, para que o parlamentar dialogue com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a fim de incluir a categoria bancária no grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização (PNI).

CONTRIBUIÇÃO DO SEEB-MA
Vale ressaltar que todos os parlamentares utilizaram as informações encaminhadas pelo SEEB-MA, via ofício, para justificar a apresentação dos seus PLs. O tema, inclusive, já está sendo discutido, também, pelo poder público de Santa Inês, Balsas, Coroatá, Codó, Caxias, São Luís, Amarante, Trizidela do Vale, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Afonso Cunha, Arari e Poção de Pedras.

“Esperamos, agora, que todas as Câmara Municipais aprovem os Projeto de Lei e que os prefeitos sancionem esses PLs, garantindo, assim, a imunização prioritária dos trabalhadores dos bancos, o combate à Covid-19 e, sobretudo, a preservação de milhares de vidas dos maranhenses, que dependem dos serviços bancários” – afirmou o diretor Dielson Rodrigues.

Além de Dielson, participam das tratativas com os vereadores e prefeitos, os dirigentes sindicais Igor Maciel, Cássio Valdenor, Lívia Tsuruzaki, João de Siguinez, Wellington Freire, Miguel Alves, dentre outros diretores. A expectativa, agora, é que novos Municípios incluam os bancários e os terceirizados no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19.

Em defesa da vida da categoria, vamos à luta! Confira, abaixo, o estágio de alguns dos projetos de lei, que dispõem sobre a vacinação prioritária dos bancários nas cidades do Maranhão:

►Balsas - Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal. Aguardando sanção do Prefeito.
►Bacabal - Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal. Aguardando sanção do Prefeito.
►Trizidela do Vale - Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal. Aguardando sanção do Prefeito.
►Paço do Lumiar - Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal. Aguardando sanção da Prefeita.
►Imperatriz - Projeto de Lei deve ser apreciado pela Câmara Municipal nos próximos dias.

*** Matéria postada originalmente em 08/04/2021.

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!