Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

EM FOCO / TRAGÉDIA NO PARANÁ

Imprimir Notícia

SEEB lamenta segundo caso de suicídio de bancário em 15 dias

SEEB-MA alerta categoria bancária sobre a realidade do suicídio e suas formas de prevenção.

06/01/2017 às 11:48
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

É com pesar que o SEEB-MA lamenta o falecimento do bancário Misael, que teria se jogado nessa quinta-feira (05/01) do 10º andar do edifício sede da Caixa Econômica, em Curitiba/PR.

Até o momento, são escassas as informações sobre o ocorrido. O sobrenome do bancário ainda não foi divulgado. Segundo as investigações preliminares, a hipótese principal é a de suicídio.

Misael trabalhava na Gifug, em Curitiba. Por coincidência, mesmo órgão da Caixa onde, no mês passado, na Bahia, um bancário matou uma colega e baleou outra na tentativa de matar o chefe.

Na ocasião, o chefe conseguiu escapar ileso e o bancário se suicidou. Diante deste trágico e lamentável episódio, o SEEB-MA presta condolências à família de Misael.

Reformas que podem ceifar vidas

Em tempo, vale ressaltar que as reestruturações propostas pelo Governo Temer e pelos bancos que atuam no país começaram a afetar a vida de muitos trabalhadores.

A falta de perspectiva de se aposentar, o medo de perder o emprego, as incertezas das reestruturações, a cobrança por metas e o assédio moral no trabalho são pressões que desequilibram o ser humano, podendo gerar atitudes extremas, como suicídios e homicídios.

SEEB-MA na luta contra o suicídio

No ano passado, o SEEB-MA aderiu à Campanha “Setembro Amarelo” com o objetivo de alertar a categoria bancária sobre a realidade do suicídio e suas formas de prevenção.

Segundo o estudo da UnB, pressões no ambiente de trabalho podem desencadear depressão e síndrome do pânico, distúrbios capazes de levar a pessoa a perder a vontade de viver.

Nos dias de hoje, o suicídio é considerado um problema de saúde pública mundial. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS.

Falar é a melhor solução

A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. Porém, é necessário a pessoa buscar ajuda de quem está à sua volta.

Por isso, é importante que a família fique atenta aos comportamentos principais de quem pensa em se matar. Os principais sintomas são depressão, desesperança, desamparo e desespero.

Caso note alguém com este comportamento, a ajuda pode começar em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Se necessário, o paciente será encaminhado a um médico especializado. 

Outras dicas para combater a ideação suicida 

- Psicoterapia;
- Consultar um nutrólogo;
- Apoio familiar;
- Suporte espiritual;
- Não se isolar;
- Evitar filmes, programas e noticiários negativos;

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!