
A reunião ocorreu no dia 04/02, na sede do MPT, em Brasília. O SEEB-MA foi representado pela diretora Edna Vasconcelos.
Clique na foto para ampliá-la
Em reunião realizada na segunda-feira (04/02), no Ministério Público do Trabalho (MPT), em Brasília, representantes do SEEB-MA, do SEEB-RN, do SEEB Bauru e da ANTECIPA protocolaram denúncia contra a implantação arbitrária do novo plano de funções pelo Banco do Brasil.
Na ocasião, os dirigentes sindicais solicitaram que o MPT conduza e fiscalize reuniões entre o BB e os trabalhadores para o ajustamento do novo plano, tendo em vista que a Contraf-CUT nada fez para impedir mais esse ataque da instituição financeira.
Os dirigentes entregaram um ofício reivindicando a elaboração de um Termo de Acordo de Conduta (TAC) que suspenda o plano de funções até a celebração de um acordo com a categoria ou até o julgamento definitivo das liminares concedidas contra essa medida do Banco.
Os representantes dos trabalhadores pediram ainda que o Ministério Público interceda junto a Justiça obrigando o BB a respeitar a legislação trabalhista brasileira, ignorada com a implantação unilateral do novo plano.
O SEEB-MA ressalta que o plano de funções é visto como um ataque ao funcionalismo do BB, “uma vez que reduz salários, ameaça os empregados de descomissionamento, retira direitos e expressa autoritarismo” – afirmou a diretora do SEEB-MA, Edna Vasconcelos.
Segundo o MPT, a denúncia será analisada e o Banco do Brasil deverá ser chamado para dar explicações.
SEEB-MA paralisa Bradescão por assédio e falta de condições de trabalho
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!