Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Imprimir Notícia

8 de março: feliz dia de luta, mulher!

SEEB-MA parabeniza as mulheres pela sua força e suas conquistas.

08/03/2018 às 08:47
Joyce Nunes/Ascom SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O dia 8 de março é marcado como o Dia Internacional da Mulher. É comum, neste dia, vermos comemorações, presentes e discursos de agradecimento pelo papel que a mulher tem na sociedade.

Mas que sociedade é essa? O que se tem a comemorar numa sociedade ainda fortemente marcada pelo machismo e pela violência contra a mulher?

Violência

Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que o Brasil tem a quinta maior taxa de feminicídio de todo o mundo. A cada dia, cerca de 13 mulheres são assassinadas e essa violência atinge mais ainda a mulher negra. Nos últimos anos, os casos aumentaram em 54%.

Entre os homicídios, 55,3% foram cometidos no ambiente doméstico, sendo 33,2% por parceiros ou ex-parceiros. O estudo ainda tem números assustadores sobre estupros no Brasil. São mais de 500 mil por ano, sem contar os casos que não são denunciados por medo.

Desemprego

Quando se trata do mercado de trabalho, esse quadro não melhora, visto que a taxa de desemprego no Brasil só vem piorando nos últimos meses. Segundo o IBGE, entre as mulheres, o índice de desemprego fechou o ano de 2017 com 13,4%.
Infelizmente esse número só tende a crescer em 2018.

Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, mostram que a crise econômica e política ampliou a desigualdade de gênero em 2017. Foram 42,5 mil demissões de mulheres a mais do que contratações.

Desigualdade salarial

Um levantamento feito pelo IBGE aponta que o salário das mulheres equivale a 76% do salário dos homens, o que representa 24% a menos. No setor bancário, essa realidade não é diferente. Dados do Caged mostram que em janeiro, as bancárias admitidas, foram contratadas com uma diferença de 28% a menos em relação ao salário dos bancários admitidos no mesmo período.

Luta

Todos os dias vemos casos de bancárias sendo assediadas moral e sexualmente nos locais de trabalho, assim como casos de assassinatos de bancárias pelos próprios maridos. Por isso, o SEEB-MA parabeniza e apoia a luta feminina. Uma luta que não é só no dia 8 de março. Uma luta que é diária. Luta pelo fim do assédio e da discriminação dentro e fora do local de trabalho. Luta por igualdade e respeito. Luta pela vida!

Vamos dar um basta na violência!
 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!