Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / CAREF BB

Imprimir Notícia

O que esperar do novo presidente do BB, Paulo Cafarelli?

10/06/2016 às 10:26
Juliana Publio Donato - Representante no Caref BB
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

No dia 1 de junho tomou posse como novo presidente do Banco do Brasil Paulo Rogério Caffarelli.  Cafarelli foi um dos nomes cogitados para substituir Bendine, no início do mandato de Dilma. Já foi vice-presidente do BB durante os governos Lula/Dilma . Esteve como Secretário da Fazenda no governo Dilma.

Como novo presidente do BB, Cafarelli tem uma missão : aprofundar o processo de sua transformação em banco de mercado, elevar o resultado e cortar mais despesas administrativas. Quando era Vice Presidente de Atacado, iniciou a reestruturação da área, defendendo que o banco deveria ter uma estrutura de atacado completamente separada do varejo, cópia do modelo dos grandes bancos privados do país.

O objetivo? Hierarquizar a missão do BB como financiador das grandes empresas do país.
Esta estratégia já se demonstrou incorreta: além de afastar o banco da sua função de banco público, esta política causou prejuízos financeiros para o BB.

No balanço do primeiro trimestre, somente o impacto da empresa SETE BRASIL  gerou  contabilização de R$ 1,047 bilhão em provisões de perdas (http://www.dci.com.br/…/provisao-no-setor-de-oleo-e-gas-der…). A OAS e Galvão Engenharia (grupo Queiroz Galvão), devedoras do BB e da Caixa, também estão em recuperação judicial. E o que está ruim pode piorar: a Odebrecht, que é maior de todas,  segundo o Estado de São Paulo, demitiu mais de 50.000 funcionários, atrasou seu balanço de 2015 e enfrenta dificuldades para obter credito para rolagem da divida bilionária (http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,arrastada-pela-lava-jato-odebrecht-demite-50-mil-e-ve-divida-ir-a-r-110-bi,10000055278).

Em relação ao funcionalismo, o projeto é fazer mais com menos. O BB Digital, por exemplo, já está gerando grande impacto na redução de comissões no Varejo. Essa lógica, de redução no quadro de pessoal, prevê novas reestruturações, tanto nas agências como na área meio.

Enquanto representante eleita no Conselho de Administração, questionarei o novo Presidente sobre seu posicionamento em relação à estratégia de parcerias do BB com o Bradesco. Todos sabemos que Trabuco, presidente do Bradesco, está  sendo indiciado por encobrir atividades ilegais do Banco, a partir da Operação Zelotes. Em artigo publicado em minha pagina do mandato(http://julianacaref.com.br), questionamos a compra de 5 bilhões em debêntures, pelo BB, emitidas pela controladora do Bradesco, além da construção de empresas comuns como a Cielo, Banco ELO e parceria na própria Vale.

Para que nossas cobranças sejam ouvidas, precisamos fortalecer nossa organização. Vem chumbo grosso. Teremos que lutar em defesa da  Cassi, Previ e outros direitos que conquistamos. Devemos vincular nossa luta com os protestos que surgem contra o novo governo Temer, contra as reformas trabalhista e da previdência.

Estarei levando estas propostas ao Congresso Nacional dos Funcionários do BB, que se realizará entre os dias 17 a 19 de Junho.  Mas será durante a campanha salarial que poderemos fazer a diferença, mostrar que é possível e necessária uma campanha com participação dos bancários e bancárias para trazer conquistas reais.
É necessário discutir , em cada local de trabalho, quais nossas reivindicações prioritárias.  Vamos  debater com os colegas sobre a necessidade de comparecerem todos às assembleias.  Vamos construir um segundo semestre diferente, de luta, no Banco, e nas ruas.

A CSP Conlutas, Central Sindical que nós, da Oposição Bancária, ajudamos a construir, está fazendo um chamado às demais centrais sindicais para que se unam em torno da luta contra o ajuste fiscal, o PL257, contra a reforma da previdência e pelo Fora Temer. Esta é nossa tarefa. Construir uma forte greve geral, que coloque para fora Temer e mande todos os corruptos para a cadeia. Mas não pela volta da Dilma. Defendemos a convocação de eleições gerais com novas regras, com proibição de financiamento empresarial, tempo igual na televisão para todas as candidaturas, revogabilidade de mandato, entre outras medidas democráticas.

Mãos a obra!

Juliana Donato – Representante dos Funcionários no Conselho de Administração do BB

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!