Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

EM FOCO / ENCONTRO ESTADUAL

Imprimir Notícia

Bancários debatem conjuntura político-econômica

Palestrante Fauze Chelala atualizou a categoria sobre a crise político-econômica mundial e os impactos causados na classe trabalhadora brasileira

01/02/2016 às 12:18
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Bancários de todo o Maranhão participaram no sábado (30/01) do I Encontro Estadual de 2016, realizado no ginásio de esportes, na sede recreativa do SEEB-MA, em São Luís.

Pela manhã, o palestrante Fauze Chelala atualizou a categoria sobre a crise político-econômica mundial e os impactos causados na classe trabalhadora brasileira.

“A crise deve se aprofundar em 2016. Com isso, os patrões devem aumentar a exploração dos trabalhadores, diminuindo salários, direitos e custos para retomar a taxa de lucro” – avaliou.

O pior, segundo Fauze, é que esse ataque aos trabalhadores conta com o apoio de uma parcela do movimento sindical, que defende o discurso patronal de que o trabalhador deve dar a sua contrapartida, abrindo mão de direitos e salários, por causa da crise.

Diante disso, Fauze sugeriu que os trabalhadores ‘rompam ilusões’ de que é possível avançar na luta por meio de soluções conjuntas com o governo, patrões e centrais sindicais pelegas.

“O trabalhador não pode se iludir com o Congresso deles, com a Justiça deles, com a Comunicação deles, nem somente com as estruturas sindicais para resolver os problemas. Até porque a maioria das estruturas sindicais está corrompida, ligada ao governo” – afirmou.

Para Fauze, o caminho para avançar é construir uma organização independente dos patrões e do governo, de unidade entre categoria e Sindicato, que surge a partir dos locais de trabalho. “No caso dos bancários, por exemplo, por meio dos delegados sindicais” – exemplificou.

Mas além da unidade Sindicato/categoria, Chelala afirma que é preciso construir a unidade com outras categorias, inclusive com os desempregados.

“Você não vai ter condição de travar a luta sozinho, tendo em vista a dimensão da crise. A dimensão da ofensiva da classe dominante. É preciso que nasça um movimento com um sentimento real de insatisfação, de vontade de mudança que reúna todos os trabalhadores”.

Chelala parabenizou, ainda, a iniciativa do SEEB-MA em promover encontros e debates, priorizando o processo de formação política e sindical dos bancários.

“Para romper com as ilusões, o processo de formação é decisivo. É uma frente fundamental, porque você tem que resgatar a experiência positiva da luta e passar para essa turma nova que vem imbuída de um senso comum de individualismo. Resgatar a experiência de que é a luta que nos possibilita vencer e avançar. E é isso que o SEEB-MA está fazendo” – finalizou.

MATÉRIAS RELACIONADAS
SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!