
O intuito é conseguir a adesão massiva dos empregados do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Itaú, Santander, HSBC e Caixa Econômica.
Clique na foto para ampliá-la
A greve dos bancários começou com força no Maranhão. A adesão da categoria cresce a cada dia nos bancos públicos e privados, já chegando a 65% em todo o Estado, segundo levantamento preliminar feito pelo Sindicato.
Nesta quarta-feira (01/10), os bancários intensificaram ainda mais o movimento grevista, com novas manifestações em frente às agências. O objetivo foi cobrar a retomada das negociações e uma proposta decente dos patrões.
Em São Luís, a concentração ocorreu em frente ao Banco do Brasil do Renascença, importante centro financeiro do Estado. O intuito foi paralisar todas as agências daquela região e conseguir a adesão total dos bancários.
Vale ressaltar que a greve continua por tempo indeterminado. Até o momento, os patrões permanecem em silêncio e se negam a agendar uma nova rodada de negociação com a categoria.
Assembleia de avaliação
Às 16h30, os bancários voltam a se reunir em assembleia, na sede do SEEB-MA, a fim de avaliar a greve e definir os próximos passos do movimento.
Reivindicações
Além do reajuste de 35%, os bancários lutam pela recuperação das perdas salariais, contratação de mais empregados, fim das demissões imotivadas, isonomia, combate ao assédio moral, dentre outras pautas.
Entenda o caso
A deflagração da greve é uma resposta à intransigência dos banqueiros e do Governo Federal, que ignoraram todas as reivindicações dos bancários e ofereceram apenas 7,35% de reajuste na última rodada de negociação ocorrida no dia 27 de setembro. Até o momento, não há novas rodadas de negociação previstas.
Bancário, participe da greve! Fortaleça os piquetes nas agências. Sua participação é de fundamental importância para a conquista de nossas reivindicações!
20/10/2014 - Confira o editorial: poderíamos ter conquistado mais
20/10/2014 - Greve dos bancários do Basa chega ao fim no Maranhão
Domingo (29/03) de BanFest! Rock anos 80 na Sede Recreativa!
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!