Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

EM FOCO / CAMPANHA SALARIAL

Imprimir Notícia

Bancários rejeitam propostas da Fenaban e dos bancos públicos

Em assembleia, no dia 19/09, bancários aprovaram o indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 30/09 (terça-feira).

19/09/2014 às 20:45
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Bancários rejeitam proposta e devem entrar em greve dia 30/09
Na assembleia, a categoria rejeitou, por unanimidade, a proposta rebaixada de 7% da Federação Nacional dos Bancos (Ascom/SEEB-MA)

Em assembleia realizada nesta sexta-feira (19/09), na sede do SEEB-MA, em São Luís, os bancários maranhenses aprovaram o indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 30 de setembro (terça-feira). Na ocasião, a categoria rejeitou, por unanimidade, a proposta rebaixada da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos).

A PROPOSTA

A definição do indicativo de greve é uma resposta à intransigência dos banqueiros e do Governo Federal (patrão dos bancos públicos), que ignoraram todas as reivindicações dos bancários e ofereceram somente 7% de reajuste na última rodada de negociação ocorrida no dia 19 de setembro.

LUCRO DOS BANCOS

O índice de 7% é considerado rebaixado e insatisfatório diante dos lucros dos bancos e dos baixos salários pagos à categoria. O salário de ingresso de um bancário, por exemplo, é de apenas R$1.148,87. Por outro lado, apenas no 1º semestre deste ano, as maiores instituições financeiras que atuam no Brasil lucraram, juntas, R$28,5 bilhões.

CRÍTICA À CONTRAF-CUT

O SEEB-MA critica, ainda, a conduta desrespeitosa da Contraf-CUT, que ignorou a Campanha Salarial dos Bancários, postergando o início da greve, apesar de todos os "NÃOS" ditos pelos banqueiros e pelo Govermo nas diversas rodadas de "enrolação". Tudo devidamente orquestrado para que a Contraf-CUT pudesse se empenhar na reeleição de sua patroa, Dilma Rousseff, defendedo interesses partidários em detrimento dos pleitos dos bancários.

REIVINDICAÇÕES

Vale ressaltar que além do reajuste decente de 35%, os bancários querem avanços nas demais pautas, como: PLR de 25% do lucro líquido distribuídos de forma linear, reposição das perdas salariais, isonomia, contratação de mais bancários, saúde, segurança, respeito à Lei das Filas, dentre outras reivindicações.

É HORA DE MOBILIZAR

De acordo com o diretor Eloy Natan, o próximo passo é intensificar, ainda mais, as visitas às agências do Estado com o intuito de mobilizar a categoria e fortalecer o movimento grevista em todo o Maranhão!

NOVA ASSEMBLEIA

Os bancários maranhenses se reúnem novamente, na quinta-feira (25/09) às 18h30, na sede do Sindicato, para definir os últimos detalhes da greve que atingirá bancos públicos e privados. Bancário, compareça à assembleia! 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!