Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / II ENCONTRO ESTADUAL

Imprimir Notícia

II Encontro Estadual organiza a Campanha Salarial de 2014

Encontro teve também como objetivo, debater pauta de reivindicações da categoria e discutir a conjuntura político-econômica nacional.

21/07/2014 às 15:36
Arlíria Frazão (Ascom/SEEB-MA)
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Foto: Arlíria Frazão (Ascom/SEEB-MA)

O SEEB-MA realizou no último sábado, 19/07, o II Encontro Estadual 2014, na sede do Sindicato. Os objetivos do encontro foram debater a pauta de reivindicações da categoria, organizar a Campanha Salarial 2014 e discutir a conjuntura político-econômica nacional.

Durante a manhã, foi realizado o debate de conjuntura, com a participação de Juary Luís Chagas, membro do ILAESE (Instituto Latino Americano de Estudos Sócio-Econômicos). Ele iniciou o debate relacionando os protestos contra a ditadura no Oriente Médio e na Ásia com as manifestações de junho de 2013 no Brasil, e destacou os reflexos dessas mobilizações na classe trabalhadora.

Segundo Juary Chagas, as manifestações de 2013 fortaleceram a consciência dos trabalhadores, que realizaram movimentos mais intensos. Após o período de mobilizações do ano passado, categorias de trabalhadores realizaram greves, a exemplo da paralisação dos petroleiros, dos trabalhadores da limpeza pública (garis) do Rio de Janeiro, dos metroviários de São Paulo.

“Vivemos um momento novo, as possibilidades de mobilização estão abertas. A greve dos petroleiros, que historicamente estão vinculados ao governo PT, mostrou que a classe trabalhadora tem consciência e força para lutar”, afirmou Juary Chagas.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

Os bancários concordaram que em 2014 é possível realizar uma Campanha Salarial mais forte, com novas estratégias. O diretor Pietro Marino Filho, da Regional Imperatriz, ressaltou que a campanha pelo respeito à Lei das Filas é uma forma de conseguir o apoio da população.

No período da tarde, foram realizadas reuniões específicas por banco.

Principais reivindicações aprovadas:

- Reajuste salarial de 35%;
- Reposição das perdas salariais acumuladas;
- Contratação de mais bancários;
- Participação nos Lucros e Resultados (PLR) no percentual de 25% do lucro líquido, distribuídos linearmente;
- Isonomia de direitos.

Pauta Específica da Caixa Econômica

Reunião esclarece sobre CCV do Banco do Brasil

O SEEB-MA promoveu uma reunião sobre a Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) do  Banco do Brasil, com a participação do presidente, José Maria Nascimento, o assessor jurídico do Sindicato, Dr. Antônio Nunes, o gerente da GEPES Natal, Clebernaldo Rodrigues Bezerra e a Assessora do Trabalho da GEPES São Luís, Jane Ribeiro Pinheiro Gonçalves.

Com o objetivo de esclarecer os empregados do Banco do Brasil sobre a CCV, a reunião também proporcionou um debate entre os presentes, que puderam tirar dúvidas e exprimir opinião sobre o assunto. O Sindicato dos Bancários reafirmou sua posição contrária à CCV, e orientou os bancários a buscarem a assessoria jurídica do SEEB-MA e a Justiça do Trabalho para conseguirem a garantia plena dos seus direitos.

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!