Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

EM FOCO / BANCO DO BRASIL

Imprimir Notícia

SEEB-MA orienta voto consciente na eleição da PREVI

A eleição para a Diretoria da Previ será realizada de 13 a 27 de julho.

16/07/2020 às 10:13
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O SEEB-MA informa que em razão de inúmeras lutas travadas em defesa dos direitos da categoria, a oposição bancária não conseguiu formar em tempo hábil uma Chapa para concorrer à eleição para a Diretoria da Previ, que será realizada de 13 a 27 de julho.

Diante desse cenário desolador, o Sindicato deixa a critério da base a escolha entre a Chapa 1 ou a Chapa 2, embora ambas não representem os anseios do funcionalismo do BB. É necessário, porém, tecer alguns comentários sobre as referidas Chapas, com o intuito de levar os bancários a exercerem o seu direito ao voto da forma mais consciente possível.

Como é sabido, a Chapa 1 é ligada à Contraf-CUT, entidade que muito tem contribuído para a escalada dos ataques do Governo Bolsonaro sobre os direitos dos bancários.

Exemplo disso é o último acordo aditivo proposto pelo BB, defendido pelo banco e pela Contraf, mas que é extremamente prejudicial para os funcionários, uma vez que não estende o home office para todos; não prevê o reembolso dos gastos decorrentes do trabalho em casa; oficializa o banco de horas negativo; e, para piorar, não possui qualquer cláusula que impeça os descomissionamentos no banco.

De maneira ardilosa e movida por interesses escusos, a Contraf-CUT apressou os bancários do país a aprovarem tal acordo, alegando que seria melhor que a adoção da Medida Provisória 927 pelo BB.

“Porém, a referida MP pode caducar nesta quinta-feira (16/07) e com isso, os sindicatos que assinaram tal acordo, guiados pela Contraf-CUT, ceifaram os direitos de seus associados de forma antecipada, ameaçados por uma Medida Provisória que, muito em breve, poderá perder os seus efeitos. Já o SEEB-MA não assinou esse aditivo, pois preferiu aguardar o desfecho da Medida Provisória, com o objetivo de não prejudicar a sua base” – afirmou o diretor Rodolfo Cutrim.

Além disso, de acordo com o diretor, os funcionários do BB não podem esquecer que a Contraf-CUT apoiou a mudança do Estatuto da Cassi, o que ocasionou prejuízos incalculáveis ao corpo social da Caixa de Assistência, beneficiando o banco e onerando cada vez mais os bancários e os aposentados. Por isso, não é pertinente orientar o voto na Chapa 1.

Por sua vez, a Chapa 2 não fica atrás da sua concorrente quando o assunto é lutar pelos interesses do banco em detrimento dos anseios dos funcionários. Os representantes da Chapa 2 já defenderam o BB, inclusive, em mesa de negociação, demonstrando total aversão às organizações dos trabalhadores, responsáveis, historicamente, por todos os ganhos da categoria bancária.

“O único intuito da Chapa 2 é garantir mais cadeiras ao Banco do Brasil na direção da Previ. Por essa razão, não podemos apoiar ou compactuar com qualquer uma dessas Chapas, pois a 01 existe para entregar direitos e a 02 é o rolo compressor da Direção do banco em sua face mais nua” – avaliou Rodolfo.

Por todo o exposto, o SEEB-MA espera que a categoria reflita, vote consciente e fortaleça, cada vez mais, a oposição bancária nacional. Desse modo, será possível organizar uma chapa que, de fato, defenda a Previ e os interesses dos bancários do BB nas próximas eleições.

Vamos à luta!
Nas eleições da Previ, vote consciente! 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!