O SEEB-MA tem intensificado os atos públicos em defesa da permanência das agências do Bradesco em municípios maranhenses. Nesta semana, as mobilizações ocorrem em Mata Roma, Sítio Novo e Icatu, como parte da luta contra o encerramento de 10 agências e 8 postos de atendimento no Estado.
Mesmo após lucrar R$ 16 bilhões em 2024, o Bradesco anunciou o fechamento das unidades em cidades como Arame, Campestre, Matinha, Duque Bacelar, São Benedito do Rio Preto e outras, atingindo milhares de usuários, especialmente aposentados, pensionistas e moradores de áreas rurais, que podem ficar sem acesso a serviços bancários básicos.
Mata Roma, Sítio Novo, Campestre, Icatu e Arame
Nesta terça-feira (06/05), o SEEB-MA realizou um ato em Mata Roma para pedir o apoio da população, dos comerciantes e das lideranças políticas contra o fim da agência do Bradesco na cidade. “O banco lucra bilhões, mas abandona os municípios, os clientes e desemprega os trabalhadores. Um absurdo” - criticou o coordenador Cláudio Costa.
Em Sítio Novo e Campestre, o Sindicato participou de audiências nas Câmaras Municipais para debater os impactos do fechamento do Bradesco nestas cidades e para fortalecer a resistência popular. “Essa luta é também pela economia local, pelo emprego dos bancários e pela dignidade de quem precisa dos serviços do banco” - afirmou o coordenador Miguel Alves.
Em Icatu e Arame, novas mobilizações ocorreram nesta quarta-feira (07/05). Outros atos organizados pelo SEEB-MA serão realizados nos próximos dias em defesa da população e dos bancários. Para o coordenador Marcelo Bastos, “o apoio popular é essencial para barrar esse retrocesso” - destacou.
Resultados da luta do SEEB-MA contra a reestruturação
Como resultado das ações do Sindicato, o Ministério Público já consentiu em ingressar com Ação Civil Pública (ACP) contra os fechamentos. O Procon e vários parlamentares também foram acionados e já começam a adotar medidas em desfavor do banco. “Não aceitaremos o desmonte do Bradesco no Maranhão” - reforçou o coordenador Cássio Valdenor.
O Sindicato reafirma seu compromisso com os bancários e a população e seguirá em luta para barrar esse ataque cruel aos direitos dos maranhenses. "Afinal, o Bradesco prometeu presença em todos os municípios ao comprar o antigo BEM e, agora, não pode trair os bancáios e o povo do Maranhão" - finalizou Cláudio.
-----
📍 Agências:
-----
1️⃣ Arame
2️⃣ Sítio Novo
3️⃣ Campestre
4️⃣ Fortaleza dos Nogueiras
5️⃣ Santo Antônio dos Lopes
6️⃣ Matinha
7️⃣ Duque Bacelar
8️⃣ Icatu
9️⃣ Mata Roma
🔟 São Benedito do Rio Preto
-----
📍 Postos de Atendimento (PAs):
-----
1️⃣1️⃣ Axixá
1️⃣2️⃣ Presidente Juscelino
1️⃣3️⃣ Luís Domingues
1️⃣4️⃣ Sucupira do Norte
1️⃣5️⃣ São Félix de Balsas
1️⃣6️⃣ Buriti
1️⃣7️⃣ Cajari
1️⃣8️⃣ Davinópolis
© Todos os direitos reservados ao Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA