Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / FORMAÇÃO SINDICAL

Imprimir Notícia

SEEB-MA promove Curso de História dos Trabalhadores

Durante o curso, o escritor Vito Giannoti explanou a história desde os primeiros movimentos, em 1811, com o Ludismo, até os dias atuais.

07/04/2014 às 10:17
Arlíria Frazão (Ascom/SEEB-MA)
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Foto: Arlíria Frazão (Ascom/SEEB-MA)

O SEEB-MA realizou, no fim de semana (dias 5 e 6 de abril), o Curso de História dos Trabalhadores no Mundo, ministrado pelo escritor Vito Giannotti, na sede do Sindicato, em São Luís.

Durante o curso, Vito Giannoti explanou a história das lutas dos trabalhadores desde os primeiros movimentos, em 1811, na Inglaterra, com o Ludismo (trabalhadores quebravam máquinas para não serem substituídos) até os dias atuais. O curso tem, em uma das suas principais lições, o fato de que todas as conquistas da classe trabalhadora foram resultado de reivindicação, união e luta, não da “bondade” dos patrões.

A bancária e estudante de Direito, Sandra Carvalho, aprovou o curso e a iniciativa do SEEB-MA em promover formação sindical. “Gosto de estudar a área trabalhista, e acredito ser importante conhecer a história, a origem das leis trabalhistas, como se deram as conquistas da classe operária.” O professor Gilvan Azevedo afirmou ter gostado do curso, pois o conteúdo é muito rico e proporciona reflexão e debate sobre as lutas.

Segundo Vito Giannotti, a História dos Trabalhadores do Brasil está relacionada à luta dos trabalhadores do mundo. Para ele, é um movimento social global. O ministrante afirmou que é importante conhecer os movimentos que tiveram bons resultados, e aqueles que tiveram conseqüências negativas, e assim lutar de forma consciente e organizada para a garantia dos direitos e a busca de novas conquistas.  

Vito Giannotti destacou ainda que, neste ano de eleições, é preciso avaliar as propostas e votar de acordo o com os interesses da classe trabalhadora.

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!