Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / I ENCONTRO ESTADUAL 2019

Imprimir Notícia

Encontro Estadual discute atual conjuntura do Brasil

Na ocasião, também foram aprovadas as resoluções de luta do SEEB-MA para 2019.

28/01/2019 às 14:59
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O I Encontro Estadual dos Bancários 2019 foi realizado no sábado (26/01), na sede do SEEB-MA, em São Luís. Durante todo o dia, os bancários maranhenses discutiram pautas de extrema relevância para a categoria, como conjuntura, saúde e comunicação.

Pela manhã, o economista da Auditoria Cidadã da Dívida, Rodrigo Ávila, e o deputado federal, Bira do Pindaré, fizeram uma análise do contexto político-econômico nacional. Para Ávila, a grande vilã da estabilidade financeira do Brasil é a dívida pública e não a Previdência Social. Porém, o Governo tenta mascarar essa realidade para blindar os bancos – credores da dívida – empurrando, assim, a conta para os trabalhadores, por meio das reformas que estão sendo propostas.

“Quando a gente olha o orçamento do Governo Federal, em 2018, de cara a gente vê que tem alguma coisa estranha. 40% desse orçamento foram destinados ao pagamento dos juros e amortizações da dívida pública e o Governo diz que o problema é a Previdência? Claro que não” – esclareceu. Confira o material completo.

Em seguida, o deputado Bira do Pindaré destacou o momento de ataques sofridos pelo movimento sindical e social, principalmente, em razão do Projeto de Lei 5.065/2016, de autoria do deputado federal Edson Moreira (PR/MG), que visa a tipificar como terrorismo atos com motivação ideológica, política e social, a exemplo de uma greve contra a retirada de direitos por um governo corrupto.

De acordo com Bira, para que o movimento sindical bancário se mantenha como fonte de resistência, é imprescindível lutar não só pelos interesses da categoria, mas também pelos da população. “Temos que unificar a luta dos bancários, com a luta do povo e dos trabalhadores em geral. Quando nós lutamos contra as privatizações, temos que mostrar para o povo a importância de um banco público. Essa aliança com a população é imprescindível. Temos que fazer com que eles entendam as nossas razões, para não parecer que estamos olhando só para o nosso umbigo. Nossa luta não deve ser isolada, mas coletiva, com solidariedade de classe” – afirmou.

Após a mesa de análise de conjuntura, os bancários definiram as resoluções que nortearão as ações da categoria para o ano de 2019.

Confira:  

GALERIA DE FOTOS
SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!