Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / CAMPANHA SALARIAL

Imprimir Notícia

Bancários lançam Campanha Nacional 2018

O ato realizado na manhã desta quarta-feira (20/06) é em defesa dos direitos dos bancários e clientes.

20/06/2018 às 11:41
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Os bancários maranhenses lançaram nesta quarta-feira (20/06) a Campanha Nacional 2018, em frente à agência do Itaú, na Rua Grande, Centro de São Luís. Com direito a forró pé-de-serra e distribuição de caldo de ovos, o objetivo do ato foi chamar a atenção acerca das reivindicações da categoria, que visam benefícios para os bancários e para a população.

Nesta Campanha, por exemplo, os bancários lutarão contra o fechamento de agências físicas; a recusa de atendimento; a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos; a escassez de funcionários nas unidades; as filas intermináveis; pela redução das taxas e tarifas, dentre outros problemas que prejudicam os clientes e usuários nas agências da Capital e do interior do Estado.

Diante do lucro exorbitante de mais de R$ 76 bilhões obtido pelos bancos somente em 2017 (Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica e Santander) os bancários reivindicarão, ainda, dos banqueiros e do Governo:

- Reajuste de 22%; recomposição das perdas salariais acumuladas; isonomia; PLR linear; a defesa dos bancos públicos; mais contratações; plano de saúde com preço justo e rede conveniada satisfatória; fim do assédio moral; fim das metas; estabilidade no emprego; fim das demissões imotivadas; segurança nas agências e nos postos de atendimento; revogação da Reforma Trabalhista; e a continuidade da luta contra a Reforma da Previdência.

Na sexta-feira (15/06), a diretora do SEEB-MA, Gerlane Pimenta, entregou a pauta alternativa de reivindicações à Fenaban e aos bancos públicos, em reunião realizada em São Paulo. A pauta alternativa é defendida pelos três sindicatos da oposição bancária nacional (Maranhão, Rio Grande do Norte e Bauru), que não concordam com o índice rebaixado pedido pela Contraf-CUT, diante do poderio econômico dos bancos.

Para o presidente do SEEB-MA, Eloy Natan, o foco desta Campanha Salarial deve ser, também, a luta pela celebração de um acordo coletivo que impeça a aplicação da Reforma Trabalhista aos bancários.

“Isso porque, o STF suspendeu a ultratividade dos acordos coletivos. Ou seja, esgotada a vigência da atual CCT e dos ACTs, em 31/08/2018, os direitos garantidos aos bancários por esses instrumentos deixarão de valer, como a incorporação de função após 10 anos. Por isso, a necessidade de antecipar a mobilização” – afirmou.

Por nenhum direito a menos para os cidadãos e para os bancários:
Sindicato em ação: a luta continua!

GALERIA DE FOTOS
SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!