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SEEB-MA se reúne com a Gerência do INSS no MA

Sindicato solicitou esclarecimentos sobre problemas no atendimento e nas perícias do INSS, no Estado.

24/02/2018 às 13:08
ASCOM/SEEB-MA
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Negação de auxílios-doença, dificuldade para realizar perícia médica, cessação do pagamento do benefício sem prévia comunicação ao segurado, atendimento descortês por parte dos médicos peritos e demora excessiva no julgamento de recursos administrativos e de pedidos de alteração de benefícios.

Esses são alguns dos problemas denunciados pelos bancários que buscam atendimento nas unidades do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), no Maranhão e, principalmente, na cidade de Imperatriz.

Diante disso, o SEEB-MA cobrou explicações do gerente executivo do órgão, Antônio Wilson Ribeiro Furtado, em reunião realizada nesta sexta-feira (23/02), na sede do INSS, em São Luís.

Sobre a negação da maioria dos auxílios-doença aos bancários, Antônio Wilson afirmou que somente o médico perito tem legitimidade para afirmar se a pessoa está apta ou não para o trabalho.

“Porém, o Sindicato pode recorrer dessa decisão de forma administrativa ou até mesmo jurídica. É complicado conversar com o médico sobre a decisão que ele tomou, até porque é um procedimento exclusivo dele, que tem a prerrogativa de analisar o caso e o faz da melhor maneira possível” – explicou.

Em seguida, a diretora do SEEB-MA, Lívia Morais, criticou a conduta descortês de alguns médicos, que chegam a debochar de bancários doentes com frases do tipo “bancário não quer trabalhar, quer é folga”. Em outro caso, o perito negou aposentadoria a uma bancária pelo fato dela “ser jovem demais”.

Em resposta, Wilson afirmou que tal postura é inaceitável e orientou que o bancário denuncie episódios como esses na ouvidoria do INSS para que sejam tomadas as medidas cabíveis contra o médico servidor. 

Em relação à cessação do pagamento do auxílio-doença sem prévia comunicação ao segurado e antes mesmo da perícia médica, a chefe substituta da seção de benefícios, Luciana Amorim, afirmou que esse problema ocorreu devido a uma falha no sistema do INSS.

“Nesse caso, o segurado deve comparecer à agência do INSS que mantém o benefício. O atendente, então, abrirá um chamado para registrar a falha e o encaminhará para o setor responsável, que responderá o chamado e, de imediato, restabelecerá o benefício até a data da perícia” – afirmou. 

Questionado sobre a possibilidade de melhorar o atendimento do INSS aos segurados, o chefe do setor, Wesley Aragão, informou que o órgão está investindo no atendimento digital, pelo aplicativo Meu INSS.

“O INSS está passando por uma transformação: do atendimento presencial para o semipresencial. Em breve, muitos procedimentos serão digitais, através do aplicativo Meu INSS, como agendamentos, juntada de documentos, dentre outras novidades que facilitarão a vida dos segurados” – informou.

Para o gerente executivo do órgão, Wilson Ribeiro, o atendimento ao público - hoje prejudicado pela escassez de funcionários – vai melhorar consideravelmente com o modelo semipresencial ou digital.

“Há um acordo de cooperação técnica com bancos, prefeituras, dentre outras instituições, que serão como extensões das agências do INSS, facilitando o processo de concessão de benefícios” – destacou.

No fim da reunião, os participantes definiram encaminhamentos. O SEEB-MA se comprometeu a elaborar um relatório com as denúncias dos bancários, pormenorizando os problemas enfrentados, o qual será entregue à chefe do setor médico do INSS em nova reunião marcada para a sexta-feira (02/03).

Além do gerente executivo do INSS, em São Luís, Wilson Ribeiro, participaram da reunião os servidores do órgão, Luciana Amorim e Wesley Aragão, o presidente do SEEB-MA, Eloy Natan, e as diretoras Edna Vasconcelos (saúde), Regina Sanches (jurídico), Gerlane Pimenta e Lívia Morais.

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