PLANTÃO / NOVO ATAQUE CONTRA OS BANCÁRIOS

Imprimir Notícia

Reunião sobre PDVE da Caixa será nesta quinta-feira (09/02) às 18h

Caixa segue o BB e outras estatais em um movimento para reduzir despesas com pessoal.

07/02/2017 às 11:49
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Nesta terça-feira, 07/02, a Caixa Econômica inaugurou o PDVE (Programa de Desligamento Voluntário Extraordinário), com a expectativa de que 10 mil empregados participem do programa.

A adesão segue até o dia 20 de fevereiro, e os desligamentos ocorrerão entre os dias 8 e 14 de março, por meio de rescisão de contrato.

Podem aderir ao plano aposentados pelo INSS ou que estejam aptos a se aposentar pelo INSS, funcionários com no mínimo 15 anos de trabalho na Caixa ou que tenham adicional de incorporação de função de confiança até a data de desligamento.

Para incentivar as adesões, o banco oferece o pagamento de 10 remunerações-base do empregado, em uma única parcela, junto com as verbas rescisócias.

Esta é mais uma medida nefasta do governo Temer para acabar com os bancos públicos, promovendo o enfraquecimento do papel social dessas instituições.

Com o PDVE, a Caixa segue o Banco do Brasil e outras estatais (como Correios e Eletrobras) em um movimento para enxugar despesas com pessoal e aproximar sua estrutura administrativa de seus pares privados.

A Caixa tem hoje menos funcionários que Banco do Brasil (99,8 mil) e Bradesco (cujo número de empregados saltou para quase 110 mil após a incorporação do HSBC), mas ainda assim, o índice de eficiência é pior que o de seus pares, de 54%.

Nos demais grandes bancos, o indicador está abaixo dos 50%. Esse índice mede o quanto a instituição gasta para gerar cada real de receita. Quanto menor, melhor.

O SEEB-MA convoca os bancários e a sociedade em geral para se mobilizarem contra o sucateamento dos bancos públicos. Afinal, todos precisam de agências eficientes, com atendimento humanizado, muito diferente da atual realidade, de caos generalizado, trabalhadores doentes e clientes insatisfeitos.


REUNIÃO

O SEEB-MA realizará nesta quinta-feira (09/02) às 18h, na sede do Sindicato, na Rua do Sol, nº 413, Centro de São Luís, uma reunião, onde a assessoria jurídica esclarecerá as dúvidas sobre esse programa de demissão lançado pela Caixa, que é mais um dos ataques do Governo Temer contra os bancários e os bancos públicos.

Bancário compareça!

Deixe sua opinião sobre essa matéria:

Limite de caracteres (0 / 250)
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
E-mail: comunicacao@bancariosma.org.br
Telefones: (98) 3311-3500 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Sindicato em Ação: a luta continua!