Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / REESTRUTURAÇÃO DOS BANCOS

Imprimir Notícia

Reestruturação dos bancos públicos é mais um passo para a privatização

20/01/2017 às 17:17
Leandro Santos - Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Bancos públicos que anunciaram reestruturação

O desmonte é uma das maiores ameaças que os bancos públicos vêm sofrendo por conta das medidas privatistas que o governo Temer vem apresentando. A reestruturação é um verdadeiro perigo para as empresas públicas, pois se tornam mais um passo para preparar o processo de privatização, ao reduzir número de funcionários e agências e tirar a finalidade social dos negócios dos bancos públicos.

A Caixa Econômica anunciou o PDV (Plano de Demissão Voluntária), a fim de desligar 10 mil funcionários, aumentando assim a sobrecarga de trabalho para os que ficam. Um atendimento que já era regular, pode se tornar pior. O Banco do Brasil também anunciou sua reestruturação, trazendo consigo também um plano de aposentadoria, o PEAI (Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada), que teve a adesão de 9,4 mil trabalhadores.

O mais recente a anunciar sua reestruturação foi o Banco do Nordeste, que decidiu fechar 19 agências, abrindo o caminho para que realmente aconteça à privatização, um verdadeiro desmonte aos bancos públicos, além de se mostrarem nem um pouco preocupados com os funcionários dessas agências, ocasionando uma possível redução de quadro funcional.

O presidente do Banco do Brasil deixou claro que pretende que o BB apresente os mesmos níveis de rentabilidade que o Bradesco e por isso precisaria deste processo de reestruturação. Nós não concordamos, os bancos públicos devem ter como meta o desenvolvimento do país e a regulação do mercado e o atendimento de todos.
 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!