Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / CAMPANHA SALARIAL

Imprimir Notícia

SEEB-MA cobra a retomada das negociações

Sem proposta digna nem negociação, greve dos bancários continua sem previsão para chegar ao fim.

19/09/2016 às 11:22
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Sem negociação agendada, a greve dos bancários entra no seu 14º dia sem previsão para chegar ao fim. A adesão da categoria se intensifica a cada dia e já fechou mais de 13 mil agências em todo o país.

Nesta segunda-feira (19/09), os bancários maranhenses paralisaram as atividades da Superintendência do BB, na Praça Pedro II, no Centro de São Luís. No interior do Estado, mais agências, também, foram fechadas.

A forte mobilização é uma resposta à intransigência da Fenaban (representante dos banqueiros) e ao descaso do Governo Federal (patrão dos bancos públicos), únicos culpados pela continuidade da greve.

Na quinta-feira (15/09), após a categoria rejeitar - pela terceira vez - a proposta rebaixada de 7% de reajuste mais abono salarial de R$3,3 mil, a Fenaban suspendeu as negociações por tempo indeterminado.

Vale ressaltar que a proposta da Fenaban, além de estritamente econômica, ignora reivindicações sociais prioritárias para a categoria, como contratações, segurança, fim do assédio moral e das demissões imotivadas.

Já os bancos públicos – BB, Caixa, BNB e Basa – também negam todas as reivindicações específicas dos seus empregados, relegando a sua função social e penalizando, não só os bancários, mas toda a sociedade.

BB e Caixa, por exemplo, sequer marcam reuniões para negociar com a categoria. A última ocorreu no dia 30 de agosto. Por sua vez, BNB e Basa, negociam, mas atrelados à Fenaban, não apresentam avanços.

Para o SEEB-MA, somente o fortalecimento da greve será capaz de fazer os bancos públicos e a Fenaban voltarem à mesa de negociação, com propostas satisfatórias, com reajuste acima da inflação, sem o retrocesso do abono salarial e, sobretudo, com o atendimento das reivindicações específicas dos bancários.
 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!