De acordo com o ranking de reclamações dirigidas ao Banco Central, no primeiro semestre de 2016, o Itaú alcançou o segundo lugar na lista de queixas. Com mais de 60 milhões de clientes, subiu de 29,52, em junho de 2015, para 59,05, no mesmo mês deste ano.
O BMG lidera a lista de queixas semestrais, chegando ao índice de 323,79. No entanto, possui a carteira de clientes 30 vezes menor, totalizando pouco mais de 2 milhões de consumidores.
Segundo o BC, a maior parte das reclamações ocorreu pela "oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada". O índice é calculado com base no número de queixas procedentes dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1 milhão.
Completando a lista dos cinco bancos mais reclamados estão, Caixa, com 50,74 reclamações procedentes entre os 79 milhões de clientes, o Bradesco (índice de 47,80 e 77 milhões de correntistas) e o Santander ( índice de 35,88 e 34 milhões de clientes).
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