Vale ficar atento às estratégias dos bancos em todo o mundo. Para aumentar o lucro, as empresas investem alto na automação dos serviços. A justificativa é facilitar a vida do cliente. Mas, na verdade, o objetivo é ampliar as demissões para reduzir os custos com o pessoal.
Os exemplos são inúmeros. Relatório do Citibank, divulgado recentemente, aponta intenção em reduzir em até 30% o número de funcionários com a automação das atividades. Em outras palavras, os correntistas não terão mais atendimento humanizado para resolução de problemas e passarão a fazer as operações por meio digital. O estudo aponta que a redução deve acontecer até 2025.
A estimativa é diminuir o número de bancários de 2,99 milhões para 1,8 milhão nos EUA e de 3,26 milhões para 1,82 milhão na Europa. A América Latina segue a mesma tendência e o Brasil não escapa. A cada ano, o quadro de pessoal tem caído consideravelmente em todos os bancos e os serviços transferidos para os consumidores. Uma medida absurda.
Confira, na íntegra, a edição digital de março/2024 - edição extra do JB
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