PLANTÃO / CAIXA ECONÔMICA

Imprimir Notícia

Função de caixa está sendo extinta na Caixa Federal

16/06/2016 às 14:52
SEEB Santos
A+
A-

Banco está sendo sucateado, com ameaça de fechamento de agências e redução de postos de trabalho e cargos comissionados; trabalhadores têm de mobilizar em defesa de direitos e da instituição 100% pública. O anúncio feito por representantes da Caixa Federal, em negociação com o movimento sindical no dia 2 de junho, de que a função de caixa seria paulatinamente extinta já está se tornando realidade.

De acordo com denúncias vindas de unidades, a saída de empregados que exerciam a tarefa não está sendo reposta. “Éramos três caixas e já não dávamos conta. Há uns dois meses fomos reduzidos para dois. Até agora não houve reposição e já disseram que não haverá. Isso compromete nosso serviço para dar atendimento melhor a quem precisa dos programas sociais”, afirma um bancário.

Está em curso política de precarização nas condições de trabalho, pois na medida em que as pessoas deixarem essas funções - são cerca de 13 mil, não haverá reposição. A tarefa seria ocupada por outros bancários que receberiam por minuto trabalhado no caixa. Além disso, há o risco de o tesoureiro ser utilizado indevidamente.

Os tesoureiros estão deixando de ser subordinados à Giret (Gerência de Retaguarda) para integrarem a hierarquia das agências, respondendo ao gerente-geral. O risco disso é que sejam pressionados a ‘tapar buraco’ deixado por caixas. Isso é desvio grave da função e deve ser denunciado ao Sindicato.

Deixe sua opinião sobre essa matéria:

Limite de caracteres (0 / 250)
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
E-mail: comunicacao@bancariosma.org.br
Telefones: (98) 3311-3500 / 3311-3522
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Mobilização, Unidade e Luta.