Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / INSEGURANÇA BANCÁRIA

Imprimir Notícia

SEEB-MA na luta contra a insegurança bancária

Com o crescimento do número de assaltos, explosões de caixas e saidinhas bancárias, o SEEB-MA intensificou suas ações a fim de garantir mais segurança.

05/06/2016 às 09:59
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Com o crescimento do número de assaltos, explosões de caixas eletrônicos e saidinhas bancárias nos últimos anos, o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) intensificou suas ações a fim de garantir mais segurança aos bancários, clientes e usuários dos bancos, no Estado. Além de realizar campanhas publicitárias em rádios, TVs e outdoors pela aprovação do Projeto de Lei da Segurança Bancária (PL 029/11), o SEEB-MA tem cobrado outras medidas do Poder Público para dificultar a ação dos criminosos, como o fortalecimento das barreiras policiais nas rodovias e maior investimento nos serviços de inteligência.

O Sindicato tem exigido, ainda, que os bancos invistam uma parcela maior dos seus lucros bilionários na segurança das agências e de seus empregados, principalmente, nas cidades do interior, onde o índice de assaltos, sequestros (sapatinhos) e saidinhas é preocupante. Dentre todas as medidas citadas, a principal reivindicação do Sindicato junto ao Poder Público é a aprovação do Projeto de Lei da Segurança Bancária, vetado, em 2011, pela ex-governadora Roseana Sarney para não gerar “despesas aos bancos”. Se sancionado, o PL obrigaria os bancos a instalarem diversos itens de segurança, como câmeras digitais, biombos e portas giratórias com detectores de metal, em todas as agências e postos bancários do Maranhão, o que inibiria a ação dos criminosos.

Em março de 2015, apostando na nova bancada da Assembleia Legislativa do Maranhão, o SEEB-MA solicitou ao presidente da Comissão de Segurança, deputado Cabo Campos, que o Projeto de Lei fosse novamente discutido na Casa. O parlamentar se comprometeu a levar o assunto ao Plenário, o que não se concretizou. Diante do silêncio do deputado, em novembro de 2015, o SEEB-MA voltou a cobrar um posicionamento da Assembleia Legislativa, em reunião, desta vez, com os deputados Eduardo Braide e Marco Aurélio. Os parlamentares prometeram remeter o projeto para a sanção do governador ainda naquele ano, o que, também, não ocorreu.

Diante da leniência do Parlamento Estadual, o Sindicato passou a atuar em outras frentes, reunindo-se com a Cúpula da Segurança Pública do Governo do Estado e também com o Comando da Polícia Militar. Nas reuniões, foram discutidas as vulnerabilidades das agências bancárias e como o Governo do Estado poderia contribuir no combate aos assaltos, arrombamentos e saidinhas. Na ocasião, o Secretário de Segurança Pública, Jeferson Portela, destacou a falta de cooperação dos bancos, que se recusam a tomar medidas simples para a segurança das agências e de seus empregados.

Nesse momento, o SEEB-MA ressaltou que somente com a aprovação do Projeto de Lei de Segurança Bancária seria possível combater a omissão e o descaso das instituições financeiras em relação a esse grave problema. Outra frente explorada pelo SEEB-MA é a parceria com a mídia local. Nos últimos anos, o Sindicato - por meio de um levantamento de ocorrências disponível em seu site - tornou-se a principal fonte de informação da imprensa e das autoridades públicas, que procuram números atualizados sobre explosões de caixas eletrônicos, assaltos e saidinhas bancárias no Estado. Muitas vezes, esses dados têm auxiliado no combate a essas práticas criminosas.

A parceria com a imprensa tem possibilitado, ainda, que diretores do Sindicato concedam entrevistas, dando publicidade a propostas defendidas pela categoria, como o Projeto de Lei da Segurança Bancária. No início deste ano, diante do número de assaltos registrados, o PL voltou a ser destaque em jornais, blogs, rádios e TVs, chegando ao conhecimento da população, que almeja a sua aprovação imediata. Cabe, agora, à Assembleia Legislativa e ao Governo do Estado atender ao clamor popular e, diferentemente do passado, priorizar os interesses da população e não dos banqueiros.

Até maio deste ano, segundo o levantamento do SEEB-MA, foram registrados sete assaltos a banco, 21 explosões de caixas eletrônicos e duas saidinhas bancárias, totalizando 30 ocorrências, o que representa uma diminuição de 23% em relação ao mesmo período do ano passado. Sinal de que a parceira do SEEB-MA com o Poder Público e a imprensa está no caminho certo.

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!