Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / DIA DO TRABALHADOR

Imprimir Notícia

1º de maio: crises política e econômica ameaçam o trabalhador brasileiro

Além das demissões, inflação e juros altos, o brasileiro ainda sofre com a perspectiva de perder direitos trabalhistas.

29/04/2016 às 13:03
Arlíria Frazão - Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Foto ilustrativa. Reprodução: Google

O dia 1º de maio, como sempre ressaltado pelo SEEB-MA, é de luta, e não de festa. Porém, este ano o Dia do Trabalhador tem um caráter ainda mais reflexivo. O momento atual do país, com crises na política e na economia, ameaça os direitos dos trabalhadores. Esta é a maior recessão da economia brasileira dos últimos 25 anos.

Muito mais do que um feriado, a data tem por objetivo chamar a atenção dos povos para uma profunda reflexão sobre direitos adquiridos, censo de cidadania e união popular. A situação é crítica.

Em 2015, 1.853.076 de trabalhadores formais foram demitidos, segundo dados do Ministério do Trabalho. No setor bancário, foram cortadas 2.454 vagas apenas nos primeiros três meses de 2016, informa o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Além das demissões, inflação e juros altos, o brasileiro ainda sofre com a perspectiva de perder direitos trabalhistas, pois o PMDB prepara um pacote de medidas para continuar os ataques contra os trabalhadores que o PT não consegue mais fazer. O SEEB-MA destaca que precisamos lutar contra a política econômica que tanto o PT quanto a oposição defendem. 

Neste domingo, o movimento sindical fará manifestações nacionais contra os ataques do governo e dos patrões, a corrupção que assola o país, a precarização do trabalho e as ameaças de terceirização e privatização. O Sindicato dos Bancários do Maranhão ressalta que a união dos trabalhadores é fundamental para construir a luta por condições dignas de vida e de trabalho.

Por que 1º de Maio?

O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.

A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na cidade de Chicago (Estados Unidos), quando no dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar por melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

No Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Viva a luta dos trabalhadores!

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!