Questionado, o Itaú afirmou que o novo modelo de atendimento foi adotado para evitar o fechamento das agências.
Clique na foto para ampliá-la
Depois de criar as agências virtuais, que funcionam precariamente via internet e telefone, o Itaú lançou mais uma “novidade” para dificultar a vida de clientes e bancários: as agências sem dinheiro. É isso mesmo, agências com guichês de atendimento que não aceitam transações em dinheiro, somente com cartão magnético.
O “projeto inovador” tem irritado alguns clientes e usuários, que partem para a agressão verbal, como se os bancários tivessem culpa por essa nova política do banco. “Isso é inaceitável. Onde já se viu não poder utilizar dinheiro em um banco?” – indagou um cliente.
Questionado, o Itaú afirmou que o novo modelo de atendimento foi adotado para evitar o fechamento das agências “que não estão dando o retorno esperado”. Ou seja, a única meta do banco é o lucro, pouco importando os impactos sobre os clientes e empregados.
O SEEB-MA repudia essa atitude e exige que o Itaú cumpra a sua função social, porque banco é concessão pública, devendo, pois, respeitar a população, através da realização das transações bancárias, com agências físicas e com bancários suficientes para o atendimento pessoal e digno dos clientes e usuários.
Confira, na íntegra, a edição digital de março/2024 - edição extra do JB
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!