Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / CAIXA ECONÔMICA

Imprimir Notícia

SEEB-MA realiza encontro sobre a FUNCEF

O Encontro contou com a presença do diretor eleito da Funcef, Max Mauran, que palestrou sobre a situação financeira do fundo de pensão.

09/11/2015 às 12:39
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Foto:SEEB-MA

Bancários, aposentados e pensionistas da Caixa participaram do Encontro Estadual sobre a Funcef, realizado no sábado (07/11), na sede do SEEB-MA, em São Luís.

O Encontro contou com a presença do diretor eleito da Funcef, Max Mauran da Costa, que palestrou sobre a situação financeira do fundo de pensão.

Além de Mauran, participaram do evento Giselly Menezes (APCEF/MA) e Nizete Queiroz, da Associação dos Aposentados da Caixa.

Na ocasião, Max ressaltou que vê com esperança a construção de uma saída para o desequilíbrio da Funcef, embora o déficit atual não possa ser subestimado pelos beneficiários.

Mauran afirmou, também, que a responsável por esse desequilíbrio da Funcef é a Caixa, que tomou decisões que prejudicaram o fundo, como no caso da criação do CTVA (Complemento Temporário Variável de Ajuste de Mercado).

“Além do CTVA, gerador de um grande passivo judicial para a Funcef, e da falta de recomposição das perdas salariais do período FHC, não podemos deixar de falar dos desvios e da incompetência das gestões que passaram pela Funcef” – explicou o palestrante.

Sobre a CPI dos Fundos de Pensão, Max disse, ainda, que é necessário pressionar os congressistas para que haja mudanças na gestão dos fundos, como o fim do voto de minerva, que submete os interesses dos participantes aos anseios das patrocinadoras e do governo.

Por fim, Max Mauran reforçou que a mobilização dos empregados é, sem dúvida, o meio mais eficaz para cobrar da Caixa uma solução para o problema da Funcef.

Entenda o caso

A situação da Funcef é motivo de preocupação para empregados ativos e aposentados da Caixa, principalmente para os beneficiários dos planos Reg-Replan saldado e não saldado, que devem pagar, a partir de 2016, contribuições extras para equacionar o déficit de mais de R$ 5 bilhões do fundo de pensão.

Diante disso, a diretoria do SEEB-MA já estuda medidas que podem ser tomadas em favor dos empregados e faz um alerta para que todos continuem acompanhando a situação da Funcef, cobrando, sobretudo, transparência e controle da situação financeira da entidade. 

Confira os slides apresentados no Encontro

GALERIA DE FOTOS
SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!