Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / CAREF BB

Imprimir Notícia

Nota de Juliana Donato em defesa do emprego

ANFAVEA e Sindipeças assinam protocolo com o BB para receberem financiamento automobilístico

20/08/2015 às 14:03
Juliana Donato
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O BB anunciou, no dia 19 de Agosto a assinatura do protocolo com ANFAVEA ( Associação Nacional de Fabricantes de Veículo Automotores) e o Sindipeças ( Sindicato Nacional de componentes para Veículos Automotores), envolvendo 26 empresas âncora do setor. A estimativas que o BB antecipe 3,1 bilhões de reais a fornecedores estratégicos destas empresas até o final do ano.Desde a crise de 2008, o BB tem sido parceiro das montadoras. Fez campanha estimulando o financiamento de veículos e adquiriu carteiras de outras bancos ( de financiamento ), além da aquisição/salvamento do Banco Votorantim, cuja carteira de crédito é essencialmente de financiamento de veículos.

O anuncio do BB ocorre um dia após a CEF anunciar, também, a liberação de 5 bilhões para o setor automotivo. No caso CEF utiliza dinheiro do trabalhador através do FGTS e do FAT.

Não existe nenhuma exigência de contrapartida para esta ajuda, como a de garantia no emprego para os trabalhadores das empresas beneficiadas. O que está ocorrendo nas montadoras, como a GM, Volks e Mercedes, é emblemático. Foram beneficiadas por bilhões em isenções e incentivos fiscais nos últimos anos, e obtiveram lucros recordes ( que foram repassados às suas matrizes, no exterior ). O discurso era que a redução do IPI, por exemplo, seria para garantir empregos. Não garantiu. As demissões continuaram sendo feitas. Nas montadoras, já são mais de 20 mil demissões somente este ano.

Nós defendemos que os bancos públicos tem que cumprir função social , em especial em momentos de crise econômica. Mas não temos acordo que os bancos federais financiem empresas multinacionais e muito menos das que continuam demitindo. Tampouco defendemos a estratégia do governo de utilizar os bancos públicos como "parceiros" de grandes grupos econômicos. No resultado do primeiro semestre, o BB se orgulha , por exemplo, de deter 60% do mercado de agronegócio.

Os bancos públicos deveriam, isto sim , financiar um plano nacional de obras públicas controladas pelos próprios trabalhadores ( e não pelas empreiteiras envolvidas na corrupção ). O BB deveria se orgulhar de ser parceiro da agricultura familiar e não do agronegócio.

Juliana Donato- Representante Eleita no Conselho de Administração do BB

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!