Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

FORMAÇÃO SINDICAL

PROPOSTA DE FORMAÇÃO POLÍTICA E SINDICAL

O SEEB-MA apresenta a proposta de formação político-sindical elaborada especialmente para você, bancário (a). A proposta inclui um conjunto de ações, que vão além de um programa de cursos, com o objetivo de ampliar o conhecimento da categoria, buscando, ainda, a transversalidade com as demais áreas do Sindicato.

O programa de cursos, aliado a outras iniciativas, possibilitará aos trabalhadores se apropriarem de conteúdos e métodos que o façam refletir a sua realidade, dimensionando a totalidade, visando à organização para a luta, na tentativa de manter os direitos imediatos e a perspectiva da superação da sociedade de classes.

Leia a proposta de formação político-sindical do SEEB-MA na íntegra

ATIVIDADES DE FORMAÇÃO

1. JORNADA DE FORMAÇÃO SINDICAL

A Jornada de Formação é composta de 11 cursos, cada um com carga horária de 16 horas, geralmente realizados nos fins de semana. Os cursos apresentam, aos participantes, conteúdos, métodos e dinâmicas que fazem o trabalhador refletir, dimensionar a totalidade e compreender a sua realidade para transformá-la a seu favor, na perspectiva da superação da sociedade de classes.

Os módulos da Jornada são sequenciais, isto é, cada curso é pré-requisito para o seguinte. O candidato se inscreve no primeiro módulo e após concluir a carga horária de 16h, estará habilitado para se cadastrar no subsequente por meio desta página.

Os cursos são gratuitos e a continuidade do Programa depende do seu custo operacional e do seu financiamento pelo SEEB-MA.

Confira o folder com os cursos disponíveis

1.1. COMO FAZER A INSCRIÇÃO PARA A JORNADA DE FORMAÇÃO?

Para se inscrever no Primeiro Módulo – Como Funciona a Sociedade I, acesse a aba “Pré-inscrição” e cadastre-se. Em seguida, você deverá acompanhar a aba “Notícias” para conferir a data da realização do curso. A inscrição é por ordem cronológica.

Atenção! Se você já se inscreveu no Primeiro Módulo, mas não o concluiu, você foi adicionado na lista de espera e precisará entrar em contato com a Secretaria de Formação (98) 3311-3500 para poder cursar o Módulo I novamente. Por outro lado, se você já efetuou sua pré-inscrição e concluiu o Primeiro Módulo, acesse a aba “+ Módulos” para se cadastrar na próxima etapa da Jornada de Formação, acompanhando na aba “Notícias”, a data de realização do curso subsequente.

Em caso de dúvidas, ligue (98) 3311-3522.

2. COLETIVO DE FORMAÇÃO

O Coletivo de Formação é o espaço criado para discutir e encaminhar as questões relativas à Formação Politico-Sindical. É composto por diretores do SEEB-MA, bancários e é aberto, também, a outras categorias, desde que integradas ao Grupo de Estudos.

3. GRUPO DE ESTUDOS

É um espaço de estudo, aberto aos bancários e a outros trabalhadores das demais categorias. Foi iniciado em 2016 e, atualmente, se reúne na sede do Sindicato dos Bancários, na Rua do Sol, Centro de São Luís, às terças-feiras, das 14h às 18h. O objetivo do grupo é aprofundar o conhecimento relativo à Formação Política e Sindical.

Para participar do grupo, entre em contato pelo e-mail: nathalee@bancariosma.org.br.

4. GRUPO DE MULHERES

O Grupo de Mulheres visa reunir bancárias para discutir as questões de gênero, dentre outras temáticas similares referentes à mulher. O grupo é aberto às bancárias e as demais trabalhadores de outras categorias.

Conheça a proposta do Grupo de Mulheres
Conheça, também, o projeto do Grupo

5. BIBLIOTECA

O projeto está em discussão na Direção do Sindicato. A proposta prevê o funcionamento de uma Biblioteca Especializada, que funcionará na Sede Administrativa do SEEB-MA, na Rua do Sol, Centro de São Luís.

Se aprovada, a Biblioteca será um espaço importante na consolidação da política de formação, pois além de fornecer grande acervo de livros, servirá, também, para a conservação organizada dos registros do SEEB-MA (ações já realizadas e por realizar).

A ideia é construir um espaço para estudo e pesquisa, que dará suporte às ações do SEEB-MA, sendo aberto ao público de forma controlada. A Biblioteca será, ainda, um local para atividades culturais, como exibição de filmes, lançamentos de livros, etc.

Projeto da Biblioteca Física do SEEB-MA
Projeto da Biblioteca Online do SEEB-MA

6. DELEGADOS SINDICAIS

Este espaço visa, também, dar continuidade às ações de formação político-sindical junto ao Conselho de Delegados Sindicais, com o propósito de emancipá-los, desenvolvendo ações e canais de diálogo diretos com o Delegado Sindical.

Confira a política de organização no local de trabalho

7. BIBLIOGRAFIA (ARQUIVOS)

A Bibliografia refere-se a textos, livros e outras fontes para pesquisa, aprofundamento das leituras e informações relativas aos estudos e ações aqui propostos. Para ter acesso a todos esses materiais, acesse a aba “Arquivos”.

SECRETARIA DE FORMAÇÃO SINDICAL
Diretora de Formação: Nathalee Brusaca
E-mail: nathalee@bancariosma.org.br
Fone: (98) 98431-7755

Faça a sua pré-inscrição nos cursos disponibilizados pelo Sindicato.

Curso*

Nome*

CPF*

Cidade*

Categoria*

Banco*

Função*

E-mail*

Celular*

Se você já concluiu um módulo e deseja se inscrever no subsequente, preencha os campos abaixo.

Curso*

CPF*

BIBLIOGRAFIA
FABIANI CHRISTINE SILVA BARBOSA RODRIGUES PRESTA CONDOLÊNCIAS APÓS A MORTE DO IRMÃO DE DURVAL BARBOSA RODRIGUES
22/10/2018
FABIANI CHRISTINE SILVA BARBOSA RODRIGUES PRESTA CONDOLÊNCIAS APÓS A MORTE DO IRMÃO DE DURVAL BARBOSA RODRIGUES

E não é a primeira vez que Fabiani Christine Silva Barbosa Rodrigues mantem contato com a família de Durval Barbosa Rodrigues mesmo após a suposta separação do casal.

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!